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UTILITÁRIO
Substituto do iO, o TR4 é montado em GO; pacote de mudanças passa pelo motor, faróis, pára-choque e rodas
Agora nacional, Pajero troca sobrenome
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
ENVIADO ESPECIAL A CATALÃO (GO)
Esqueça o utilitário esportivo
Mitsubishi Pajero iO. Agora feito
na fábrica da empresa em Catalão
(Goiás), o modelo passa a se chamar TR4, ganhou motor 2.0 de
131 cv (cavalos), retoques no desenho e porta-malas maior.
"No Brasil, o iO causava dificuldades de pronúncia e não tinha
muito significado", constata
Eduardo de Souza Ramos, presidente da montadora no país.
Além disso, seu logotipo era confundido com 1.0 ou o número 10.
"TR4 destaca um dos pontos mais
fortes do modelo: sua tração 4x4."
Batizado de Super Select
4WD-I, o sistema permite opções
4x2 e 4x4 para asfalto e terra, além
de reduzida, que privilegia o torque para transpor obstáculos
mais difíceis nas trilhas. Com exceção da última, as trações podem
ser engatadas com o carro a uma
velocidade de até 100 km/h.
Para seu produto nacional, a
Mitsubishi optou por um desenho novo, assim como fez com a
picape L200, também montada
em Catalão. Além da grade em
formato de grelha, o "Pajerinho"
recebeu faróis, pára-choque, rodas e pneus novos. No porta-malas, não há mais um fundo falso, o
que aumentou o espaço em 120 l.
Garantindo o desempenho no
asfalto, o TR4 conta agora com
motor 2.0, 14 cv mais potente que
o antigo 1.8. Mas essa não é uma
exclusividade do modelo nacional -em todo o mundo, o propulsor foi substituído. O torque passou de 16,8 kgfm a 4.000 rpm para 18 kgfm a 4.500 rpm.
Aventureiro
Preparado para enfrentar inclinações, seu ângulo de entrada é de
38, e o de saída, de 41. O jipinho
ainda atravessa áreas inundadas
de até 50 cm de profundidade.
A versão equipada com câmbio
manual -a favorita dos jipeiros- não tem airbag (bolsa de ar
que infla em batidas) para passageiro nem freios ABS (antitravamento). "Ele aumenta o risco no
fora-de-estrada", explica Ramos.
Mesmo assim, o TR4 é bastante
equipado. De série, tem trio elétrico, ar-condicionado, direção hidráulica, airbag para motorista e
toca-CDs. Nas revendas a partir
da segunda quinzena de agosto,
custará R$ 61 mil (câmbio mecânico) e R$ 66 mil (automático)
-a versão iO sai por R$ 60.985 e
R$ 63.985, respectivamente.
Seus dois concorrentes diretos,
os nipônicos Honda CR-V e Toyota RAV4, custam mais. O primeiro sai por R$ 87.299, enquanto
o preço do RAV4 é R$ 84.255.
Ambos são equipados apenas
com transmissão automática.
Improviso
Sem contribuição financeira da
matriz, a Mitsubishi do Brasil parece ter improvisado a fábrica
goiana. Em um primeiro prédio, o
TR4 é soldado: a estamparia é feita por uma empresa paranaense.
Segue para um outro edifício,
onde é preparado para pintura, e
volta para o primeiro para receber
a tinta. Só depois entra na linha de
montagem propriamente dita.
José Augusto Amorim viajou a convite da MMC Automotores do Brasil
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