São Paulo, domingo, 28 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PEUGEOT

Em compensação, série especial Quiksilver deixou o carro mais silencioso

Versão "surfista" do 206 é mais lenta

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A mudança estética que sofreu o Peugeot 206 1.6 Quiksilver, série especial que leva o nome da marca australiana de artigos para surfe, afetou um pouco as qualidades mecânicas do modelo.
Submetido ao teste Folha-Mauá -que já havia avaliado a versão "normal"-, o novo 206 ficou devendo. O Quiksilver fez o teste de aceleração (0 a 100 km/h) num tempo um pouco mais elevado (10,59s), enquanto a versão antiga cronometrou 10,41s.
A retomada de velocidade também apresentou resultado inferior. A aceleração de 40 km/h a 80 km/h foi realizada no Quiksilver em 7,24s, contra 7,19s.
O aspecto em que o Quiksilver levou a melhor foi na medição do ruído interno. A versão esportiva atingiu 70 decibéis a 100 km/h (vidros fechados), enquanto a anterior registrou 72 decibéis, sob as mesmas condições.
O 206 Quiksilver, equipado com motor 1.6 de 110 cv (cavalos) atinge uma velocidade máxima de 198 km/h. Já a versão com propulsor 1.0 (70 cv) chega a 160 km/h.

Aniversário
Por dentro, a série especial apresenta mudanças pequenas, mas que agradam. Entre as alterações estão console central na cor cinza, botão do freio de mão e manopla do câmbio com acabamento em alumínio, bancos envolventes com tecido especial e tapetes com a estampa da grife esportiva.
A chegada da série especial Quiksilver também marca o aniversário de um ano de atividades da fábrica de Porto Real (RJ) e o início da produção nacional do 206 equipado com motor 1.6 -antes importado da Argentina.
O carro traz de série rodas de liga leve, direção hidráulica, travas elétricas nas portas e porta-malas, vidros elétricos, pára-choques na cor do veículo, faróis de neblina e ponteira cromada.
Por sua vez, a versão 1.6 oferece ainda airbag (bolsa de ar que infla em batidas) duplo, computador de bordo e pára-choque dianteiro um pouco mais largo.
Como opcionais para a versão esportiva, há apenas ar-condicionado e pára-brisa térmico. O Quiksilver 1.6 custa R$ 27,6 mil, e o 1.0 sai por R$ 22,6 mil.
A Peugeot informa que, neste ano, devem ser montadas apenas 3.000 unidades da série especial (15% do total da linha). No entanto não está descartada a possibilidade de a versão se tornar definitiva. (ALADIM LOPES GONÇALVES)


Texto Anterior: Ficha técnica: Mitsubishi Pajero TR4
Próximo Texto: Ficha técnica: Peugeot 206 1.6 Quiksilver
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.