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HATCH
Antes exclusiva para os EUA, versão se tornou série limitada no Brasil; atinge 100 km/h em 7,88s e custa R$ 105,6 mil
Velocidade e preço chegam às alturas no Golf VR6
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Levante a mão
quem pagaria
R$ 105,6 mil por um
Volkswagen Golf.
Pode parecer loucura, mas 80 pessoas já o fizeram. Em troca, levaram um carro que, até então, era
unicamente destinado à exportação para os Estados Unidos.
A versão GTI VR6 do hatchback
produzido em São José dos Pinhais (PR) tem motor 2.8 de 200
cv (cavalos) -o "6" indica a
quantidade de cilindros. São só
duas portas, rodas de liga leve de
17 polegadas, suspensão rebaixada, faróis com máscara negra, soleira, câmbio de seis velocidades.
Mas quem quiser acelerar de 0 a
100 km/h em 7,88 segundos -os
números foram aferidos pelo IMT
(Instituto Mauá de Tecnologia)-
precisa correr. Ainda estão à venda 19 carros dessa série limitada a
99 veículos, todas devidamente
numeradas em uma placa com
acabamento em alumínio.
Só para sentir o ar de superioridade, algumas comparações. O
motorista de um VR6 chega mais
rápido que o de um Audi A3 1.8T
(180 cv e 9,15s até os 100 km/h) e
muito à frente do de um Golf 1.6
(101 cv, 13,40s). Um Chevrolet
Corsa Sedan 1.0, o mais lento dos
testes Folha-Mauá em 2002, requer 19,57s, com seus 71 cv.
O único hatchback mais rápido
que o Golf VR6, cujo motor é aspirado, é o Audi S3, que é turbinado. Com 225 cv, ele alcança
100 km/h em 6,91s. Importado da
Alemanha, custa R$ 158.713.
Desperdício
Usar tudo o que o motor -trazido da matriz junto com o câmbio- oferece é quase impossível.
A não ser que o motorista não
obedeça aos limites de velocidade
e esqueça os radares. Para engatar
a sexta marcha, o melhor é pegar
uma estrada. Pisar fundo significa
ter o corpo jogado contra os bancos de couro.
Depois de dar partida, o ronco
logo mostra que não se trata de
um motor "normal". Mesmo assim, o VR6 registra índice de silêncio semelhante aos de luxuosos alemães. A 100 km/h, sua média é de 70 dBA, apenas 2 dBA acima do Mercedes-Benz CLK 320.
Sem ser fruto de "tuning", o
Golf VR6 está disposto a ajudar
quem se exalta atrás do volante.
Além de freios a disco nas quatro
rodas, conta com a tecnologia de
ESP (controla a estabilidade eletronicamente, impedindo a derrapagem), EDL (distribui a tração
entre as rodas) e ASR (detecta se
as rodas dianteiras patinaram na
arrancada, aliviando a potência).
Disponível apenas em prata e
preto, o interior também transpira esportividade. Bancos de couro, acabamento em alumínio nas
portas, pedaleiras esportivas, costuras vermelhas no volante e no
freio de mão -cor também presente no cinto de segurança- e
cromados nos mostradores indicam que esse não é um Golf comum. Aliás, de tão raro só é vendido por telefone ou pela internet.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
Volkswagen: 0800-8881013 ou
www.volkswagen.com.br
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