|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
EcoSport e Palio ocultam analogias
Com estilos diferentes, utilitário da Ford e perua da Fiat têm preço e desempenho próximos
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Eles não são da mesma família ou parentes próximos. Mas a
disputa entre o Ford EcoSport
e a Fiat Palio Adventure mais
parece briga de dois irmãos.
Com uma reestilização que
atingiu principalmente sua
dianteira em outubro de 2007,
o EcoSport continua líder de
venda entre os utilitários esportivos. É um modelo com
as proporções e a segurança de
um irmão mais velho.
Já a recém-lançada Palio Adventure, com o tom desafiador
típico de irmão caçula, ficou
maior e mais equipada para
conquistar espaço no mercado.
Quem compra qualquer um
dos dois, porém, não é necessariamente fã de lama, mas gosta
do estilo fora-de-estrada. O
EcoSport e a Palio prometem
deixar motoristas tranqüilos
em qualquer terreno, mas, apesar das caras de mau, nenhum
vai muito longe fora do asfalto.
Mesmo construído na plataforma do Fiesta, o Ecosport
tem tamanho de jipinho e oferece, como opcional na versão
2.0, tração nas quatro rodas.
Com ou sem o macaquinho do
comercial cantando "Every
little thing is gonna be all
right", o bloqueio do diferencial
-a grande novidade da Palio
reestilizada- ajuda a sair de
uma poça de lama.
Com o pé no freio, basta
apertar o botão "ELD" (em inglês, bloqueio eletrônico do diferencial) no painel. O sistema
joga mais torque (força) nas rodas dianteiras para superar situações difíceis. Tudo funciona
apenas em baixas velocidades e
desliga automaticamente
quando o carro atinge 20 km/h.
Andando
Apesar de tanta diferença de
estilo e de conceito, o EcoSport
e a Palio Adventure têm desempenho bastante próximos,
aponta o teste Folha-Mauá. A
diferença na aceleração de 0 a
100 km/h, a favor da perua da
Fiat, é inferior a 1s, independentemente do combustível.
Nas retomadas, a Palio segue
na frente, mas com uma distância maior. De 60 a 120
km/h, levou, com álcool no
tanque, 17,5s, enquanto o
EcoSport precisou de 22,6s.
Os números refletem a diferença de motorização. Na versão Adventure, a Palio está disponível apenas com motor 1.8
de até 114 cv (cavalos). O EcoSport deste comparativo tem
propulsor 1.6 de 111 cv. O torque de até 18,5 kgfm, porém, dá
fôlego à Palio Adventure.
Nenhum dos dois carros é a
Xuxa, mas fazem a alegria dos
baixinhos. A Palio cresceu, está
a 19 cm do chão e com 1,6 metro de altura. O EcoSport ganha
por 36 mm. O modelo também
é mais largo, o que confere um
aspecto mais robusto.
A versão Adventure Locker é
a topo de linha da família Palio
Weekend e parte de R$ 54.380.
Aí o "irmão" fica mais simpático, com preço de R$ 51.405.
Mas, para ter pára-choques na
cor do carro, rodas de liga leve
de aro 15 e outros mimos, a
Ford cobra mais R$ 6.460.
(RICARDO RIBEIRO)
Os carros foram cedidos para avaliação
pelas montadoras
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
Texto Anterior: Burocracia: Prefeitura diz que todo shopping está correto Próximo Texto: Ficha Técnica Índice
|