|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
LANÇAMENTO
Bem equipado, modelo deve chegar às lojas apenas em dezembro
Porta-malas é trunfo do Polo Sedan
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Durante o Salão de Paris, as
atrações no estande da Volkswagen são o utilitário esportivo
Touareg e a minivan Touran. Mas
os brasileiros não podem reclamar: foi para o Salão de São Paulo
que a montadora reservou a estréia mundial do Polo Sedan.
Com comprimento 28 cm
maior que o da versão hatchback,
o novo modelo leva até 435 litros.
Assim, seu porta-malas é mais
amplo até que o de carros maiores, como Honda Civic (402 l),
mas perde para Renault Clio Sedan (510 l) e Fiat Siena (500 l).
A grande vantagem do Polo é
quando a tampa é fechada. Não
há aqueles "braços" que invadem
o espaço das bagagens.
Com os mesmos motores de seu
"irmão" -1.6, de 101 cv (cavalos),
e 2.0, de 116 cv-, o sedã é apenas
22 kg mais pesado. Na prática, isso significa um desempenho quase igual. Segundo os números da
fábrica, o hatch 1.6 acelera de 0 a
100 km/h em 11,4s. No caso do Polo Sedan, o tempo é de 11,5s.
Não mexer no motor também
significa que ele continua barulhento. As relações de marcha
ainda são curtas, e faz falta uma
sexta, principalmente na estrada.
Internamente, o Polo ganhou
um novo porta-objetos no console central. Os passageiros traseiros
têm 15 mm a menos na altura. Na
frente não há alterações, já que sedã e hatchback são iguais até o fim
das portas dianteiras.
A nova versão do Polo, que deve
responder por 45% das vendas da
família, seria o herdeiro de Voyage, Logus e Polo Classic, que ainda
não teve sua "morte" anunciada
definitivamente. Ou seja, ele chega para assumir um espaço no
qual a Volkswagen não atuava havia algum tempo.
Versões
Apesar de o preço ainda não estar definido, ele deve ser de aproximadamente R$ 30 mil, para a
versão de entrada 1.6, e R$ 33 mil
(2.0). O Polo Classic só teria chances reais de continuar sendo importado se custasse R$ 21 mil.
O Polo Sedan continua bem
equipado desde o mais básico:
tem ar-condicionado e direção
eletridráulica de série. Mas ele ganhou uma nova versão de acabamento -serão apenas essas
duas-, batizada de Highline.
Nesse caso, o pacote inclui bancos
de couro e rodas de liga leve.
Quem se animou, no entanto,
terá de esperar. O Polo Sedan chega às revendas apenas no começo
de dezembro. A expectativa é vender 2.500 unidades por mês.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
Texto Anterior: Pneu: Pirelli apresenta a série Cinturato P4 Próximo Texto: Cartas Índice
|