São Paulo, domingo, 30 de março de 2003 |
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CONFRONTO Carro da Renault lidera em desempenho e porta-malas, mas não é renovado como o europeu; VW Polo ganha no conjunto Clio sai à frente em disputa de sedãs
LUÍS PEREZ EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS E CONSTRUÇÃO Não faz muito tempo que eles eram best-seller só na Argentina, mas desdenhados pelos motoristas brasileiros. Isso mudou. Nunca houve tantos sedãs derivados de compactos no Brasil -a maioria é o que há de mais moderno na indústria automobilística mundial. Em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, a Folha realizou o mais completo teste com cinco sedãs "não-populares" do mercado: Renault Clio Sedan 1.6 16V, Chevrolet Corsa Sedan 1.8, Ford Fiesta Sedan 1.6, Volkswagen Polo Sedan 1.6 e Fiat Siena 1.8. Na pista, quem se saiu melhor, tanto em desempenho quanto em consumo, foi o Clio, vencedor na aceleração de 0 a 100 km/h, com 10,66 segundos, seguido por Siena (11,61s) e Corsa (12,06s). Nem por isso foi o mais "beberrão": rodou 12,3 quilômetros com um litro de gasolina na cidade. Na estrada, cravou surpreendentes 18 km/l. Dois outros pontos a favor do modelo da Renault estão no maior porta-malas (510 litros, seguido de perto pelo Siena, de 500 l) e no fato de trazer airbag duplo de série -item banido em suas versões mais simples. Reestilizado recentemente, o Clio ganhou nova dianteira, de faróis transparentes, retangulares, com visual mais agressivo. Quem conhece o novo Clio europeu, porém, não consegue esconder a decepção. Lá o painel é novo, e os comandos do vidro elétrico migraram do console central (o que torna seu acionamento um tanto incômodo) para as portas. Recomenda-se ainda fazer um test-drive para verificar se o ruído da seta é mesmo irritante -ou se foi impressão da reportagem, que teria acordado em um dia ruim. Próximo Texto: Modernidade cobra seu preço no Polo e no Corsa Índice |
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