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LANÇAMENTO
Com design renovado e preço abaixo da concorrência, sedã e perua da Volvo oferecem mesma proteção do S80
S40 e V50 buscam segurança de primeira
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA
A Volvo está lançando no país a
nova geração do S40 e da V50, que
desembarcam poucos meses depois de terem chegado a revendas
européias e americanas.
Os dois chegam com muita tecnologia para ter o mesmo nível de
segurança do topo de linha S80. A
carroceria está 68% mais rígida, e
a dianteira é feita com quatro tipos diferentes de aço -assim, os
engenheiros conseguiram determinar a deformação em batidas.
Tem mais. Dentro do assento,
há um tubo de aço que transfere a
energia dos impactos laterais para
uma caixa no centro do carro.
Airbags maiores protegem quadril e tórax. O interior ficou mais
largo, o que, além de oferecer
mais conforto, torna o carro mais
seguro.
Em situações de estresse, como
cruzar grandes avenidas, um sistema atrasa as informações do
computador de bordo e chamadas do celular, ainda não homologado para o Brasil. Para determinar se o motorista está tenso, o
S40 e a V50 medem velocidade,
acionamento de setas -que agora têm repetidores nos retrovisores- e a marcha, entre outros.
Internamente, os novos modelos da Volvo estão mais "clean". O
console central tem apenas um
centímetro de espessura, graças
aos cabos de fibra ótica. Os botões
mais usados são maiores, e agora
há controles no volante.
Bagagem
O sedã está menor. O novo S40
fica 12 mm mais perto do chão
que seu antecessor e está 48 mm
mais curto, mas o entreeixos cresceu 78 mm. O porta-malas perdeu
bastante área de carga. Sua capacidade caiu de 471 l para 404 l. Na
perua, o compartimento pode levar quatro litros a mais.
Os modelos compartilham o
motor 2.5 com turbo de baixa
pressão. Agora são cinco cilindros
em linha, mas o tamanho do propulsor está menor. O pé direito
pode brincar com 220 cv (cavalos)
e 22,4 kgfm de torque (força).
Uma luz no painel reclama se o
"coração" estiver sendo bombeado com gasolina de má qualidade.
Querendo fazer esquecer um
pouco a idéia de segurança, a Volvo aposta no design e nos preços
para vender 40 unidades de cada
um dos modelos até o fim do ano.
O S40 custará R$ 170 mil, enquanto a V50 sairá por R$ 176 mil.
São mais baratos que BMW 325i
(R$ 195 mil), Mercedes-Benz
C 320 (R$ 235,5 mil) e Audi A4
Avant (R$ 235,2 mil).
Outras novidades da empresa,
mas no mercado externo, estão
sendo mostradas no Salão de Birmingham (Inglaterra): o S60 reestilizado e mudanças na motorização do sedã, da V70 e da XC70.
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