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LANÇAMENTO
Como na Fórmula 1, marchas podem ser trocadas por borboletas atrás do volante; hatchback custa US$ 35,4 mil
Preço ofusca câmbio divertido do Alfa 147
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Lançado em 2000 na Europa, só
agora o Alfa Romeo 147 começa a
ser importado da Itália para o
Brasil. Seu grande atrativo é a
transmissão Selespeed. "É um
câmbio manual robotizado, que
permite uma condução divertida", afirma Renato Saglimbeni,
diretor de produto da empresa.
A diversão é poder trocar as
marchas por meio de borboletas
que ficam atrás do volante, no
mesmo sistema usado pelos carros da Fórmula 1. Outra opção é
trocá-las na própria alavanca, e o
Selespeed se transforma, ainda,
em um automático convencional.
Se o motorista se empolgar e esquecer de tirar o pé do acelerador,
o motor "corta" para, então, entrar a marcha certa, o que provoca
um tranco. Ao parar o carro, a
primeira marcha engata sozinha.
"No Brasil, só o 147 e a Ferrari
360 Modena têm esse câmbio",
gaba-se Saglimbeni. Por isso a decisão de não importar o manual: a
Alfa Romeo não queria nenhum
concorrente nacional (leia-se Audi A3) em seu horizonte.
Completa o entretenimento o
motor 2.0 16V Twin Spark (com
duas velas por cilindro), de 148 cv
(cavalos) de potência e 18,3 kgfm
de torque (força). Segundo dados
da fábrica, o 147 acelera de 0 a
100 km/h em 9,7 segundos.
Na estrada, impressiona a estabilidade do modelo. Mesmo assim, o novo hatchback (sem porta-malas saliente) traz o VDC
(Vehicle Dinamic Control). Esse
sistema entra em ação quando o
carro estiver muito próximo dos
limites da aderência, corrigindo
excessos ou falhas do motorista.
Sentado no banco de couro anatômico, o condutor -e só ele-
vê os três grandes marcadores redondos sobrepostos. Ali estão velocímetro e conta-giros, além do marcador de combustível e o indicador da marcha.
Visual caro
As linhas do capô do novo modelo foram inspiradas no Grand
Coupé 6C 2.500 Villa d'Este, de
1949. Os faróis misturam elementos circulares e retangulares -as
setas na lateral do veículo seguem
o mesmo desenho.
O 147 traz o sistema de som Bose, famoso por sua ótima qualidade. No Brasil, ele ficou conhecido
por equipar os carros da Audi. A
Alfa Romeo também adotou o ar-condicionado com controle automático de temperatura e graduação independente para o motorista e o passageiro.
O carro custa US$ 35,4 mil, um
empecilho nestes tempos em que
a cotação da moeda vem batendo
recordes. Se estivesse a R$ 2,80, o
modelo sairia por R$ 99.120. A
empresa, no entanto, afirma que
não está preocupada em quantidade, mas em oferecer um bom
produto. (JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
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