São Paulo, domingo, 05 de janeiro de 2003

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CINEMA

Mostra "A Luta do Povo" apresenta até 12 de janeiro 11 produções brasileiras, de "ABC da Greve" a "Uma Onda no Ar"

Ansiedades sociais ocupam Centro Cultural

SHIN OLIVA SUZUKI
DA REDAÇÃO

A temática social tem se mostrado em voga dentro da recente e bem-sucedida produção do cinema brasileiro, exemplificada em êxitos como "Cidade de Deus" e "Ônibus 174". O Centro Cultural São Paulo, com o ciclo "A Luta do Povo", mostra até o próximo dia 12 produções interessadas em retratar ansiedades sociais.
Segundo o curador do ciclo, Plácido de Campos Jr., também coordenador do núcleo de cinema e vídeo do CCSP, foi a própria vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2002 para a Presidência da República que inspirou a realização do projeto.
Tanto que Campos Jr. considera o documentário "ABC da Greve", de Leon Hirszman (1937-1987), como a obra de maior destaque dentro da mostra. A ebulição do movimento operário paulista é registrada no filme, a partir da greve de 1979, que mobilizou cerca de 80 mil operários. O protesto fez parte da sequência de manifestações em que despontou nacionalmente a liderança de Lula no sindicalismo.
Mas a mostra não tem o pé fincado somente no chão de fábrica e inclui tensões campesinas, com a exibição de dois documentários de Tetê Moraes sobre o processo de ocupação e assentamento de uma fazenda no noroeste gaúcho. "Terra para Rose" e "O Sonho de Rose - Dez Anos Depois" têm como fio condutor a vida da integrante do Movimento Sem-Terra Rosely Seleste Nunes da Silva.
Também ambientado no campo, "Cabra Marcado para Morrer" (1984) é uma boa oportunidade para ver outro grande momento da filmografia do veterano diretor Eduardo Coutinho, atualmente em cartaz com o seu "Edifício Master".
O documentário sobre o líder camponês João Pedro Teixeira, assassinado em 1962, levou 20 anos para ser concluído e lançado, devido à interferência direta de forças do regime militar, que proibiram as filmagens.
O período aparece mais uma vez dentro do ciclo, de forma bem menos direta, no clássico "Terra em Transe", em que Glauber Rocha representa, metaforicamente, a crise de identidade da militância quando mudam os ventos políticos -mas, no caso, tudo ocorre na fictícia Eldorado.
A safra atual é representada por uma parcela minoritária, que aparece com "Notícias de uma Guerra Particular", de João Moreira Salles, e "Uma Onda no Ar", dirigido por Helvécio Ratton, que diferem não na qualidade, mas nos temas enfocados -o primeiro vê a relação de uma comunidade com o tráfico e o segundo é centrado nas rádios comunitárias.



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