São Paulo, domingo, 06 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa concluída ontem mostra que praticamente 1 de cada 5 eleitores pode alterar sua decisão hoje, tornando a eleição mais indefinida

18% admitem mudar o voto para presidente

RENATO FRANZINI
DA REDAÇÃO

A campanha presidencial chega ao fim com praticamente 1 em cada 5 eleitores admitindo que ainda pode mudar o voto, indica o Datafolha.
Em pesquisa feita ontem e anteontem, excluindo os 4% que se disseram indecisos, 18% dos demais entrevistados afirmaram que podem mudar de idéia, e 81% se disseram totalmente decididos; 1% não soube responder.
A taxa dos que admitem mudar o voto vem caindo constantemente desde a pesquisa de 9 de setembro, quando foi de 34%. Passou nas seguintes para 29%, 26% e chegou a 22% no dia 2 deste mês.
Considerando o resultado apertado no quadro de intenções de voto, os 18% que ainda admitem mudar de voto podem ser decisivos no resultado final.
A última pesquisa indicou que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve 48% dos votos válidos, José Serra (PSDB), 21%, Anthony Garotinho (PSB), 19%, e Ciro Gomes (PPS), 12%. Nesse cenário, Lula pode ganhar já ou disputar uma rodada final contra Serra ou Garotinho.
Entre os quatro, Serra e Lula levam pequena vantagem caso os 18% que admitem mudar o voto realmente façam isso: Serra seria o candidato com mais chances de receber o voto de 24% deles; Lula, de 23%; Garotinho, de 19%; e Ciro, de 18%.
Com relação à certeza do voto, 87% dos eleitores de Lula dizem estar totalmente decididos, 77% dos de Serra, 80% dos de Garotinho, e 75% dos de Ciro.
Na pesquisa espontânea, Lula teve 37% das intenções de voto, Serra, 13%, Garotinho, 12%, e Ciro, 8%. Nessa modalidade de pesquisa, em que os nomes em disputa não são citados, 26% não souberam dizer em quem votar.


Texto Anterior: Serra quer "encher ruas" para chegar ao 2º turno
Próximo Texto: Análise das informações do levantamento exige cautela
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.