São Paulo, domingo, 29 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plano de segurança terá policiais à paisana espalhados na Esplanada

RENATO FRANZINI
DA REDAÇÃO

O esquema de segurança montado para a posse de Lula inclui cerca de 200 policiais civis, à paisana, que ficarão circulando pela Esplanada dos Ministérios e pela praça dos Três Poderes.
"Eles ficarão em busca de pessoas armadas e para prevenir possíveis tumultos", disse à Folha o coronel Carlos Lopes da Costa, chefe do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do DF.
Costa montou, junto com órgãos do governo federal e do Congresso Nacional, o esquema de segurança para a posse, que contará com cerca de 12 mil pessoas.
Esse número inclui soldados do Exército, seguranças do Congresso e do Planalto, funcionários e voluntários da Defesa Civil, policiais e bombeiros.
Segundo Costa, além dos policiais civis à paisana, haverá cerca de 5.000 PMs, 700 bombeiros e cem agentes do Detran.
Serão usados quatro helicópteros, dois do Corpo de Bombeiros, um da Polícia Civil e um da Polícia Militar. De acordo com o coronel, o helicóptero da PM levanta vôo às 7h e, exceto paradas para reabastecimento, ficará o tempo todo no ar para monitorar os eventos da posse.
Para a infra-estrutura da posse, serão instalados cerca de 400 banheiros químicos na Esplanada.
São esperados 1.300 ônibus em Brasília, para os quais o governo do Distrito Federal já definiu como estacionamento as proximidades do ginásio Nilson Nelson e do estádio Mané Garricha.
Quem for de carro pode deixar o veículo nos estacionamentos dos ministérios. Para isso, 300 PMs orientarão motoristas das 7h às 11h, hora em que as vias por onde o cortejo da posse passará serão fechadas. Os carros só poderão sair dos estacionamentos depois das 21h, quando as ruas devem ser liberadas.
Oito postos médicos serão montados na Esplanada dos Ministérios, cada um com uma equipe de três médicos e uma ambulância à disposição.


Colaborou a Sucursal de Brasília


Texto Anterior: O dia da posse
Próximo Texto: Laços de família: Primos de Lula disputam vaga em caravana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.