Campinas, Domingo, 17 de Setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plano de Haddad não prevê aumento na verba

DA REDAÇÃO

Segundo o coordenador da Casa do Plano, local onde foi elaborado o plano de governo de Miguel Haddad, Francisco Carbonari, não há previsão de aumento da participação da cultura no orçamento.
"O recurso destinado à secretaria não é necessariamente o recurso destinado à cultura. Vamos buscar atividades integradas em que os recursos estejam alocados na própria atividade", disse.
A proposta do prefeito e candidato à reeleição pelo PSDB, Miguel Haddad, para a área da cultura tem "dois planos básicos de ação": um voltado para a "democratização do acesso aos bens culturais" e outro voltado para o "estímulo a talentos, pesquisadores, inovadores e empreendedores".
Entre as ações previstas para o primeiro plano estão integrar, com práticas culturais, os bairros e setores da cidade e oferecer condições para a transformação da produção cultural em lazer para a população.
Já o segundo plano de ação prevê a montagem de programas por meio de convênios com setores governamentais, iniciativa privada e universidades.
Um dos parâmetros que deve orientar as ações na área, segundo Carbonari, é o tratamento da cultura de forma não elitizada, valorizando as manifestações artísticas populares.

Novos espaços
Segundo ele, existe a proposta de criação de novos espaços para a cultura, reformulação do Centro das Artes e ainda uma parceria com o Sesc para a instalação de um centro cultural.
O plano do candidato apresenta ações dirigidas para o teatro, as artes plásticas, a dança, a literatura, o patrimônio histórico, as escolas de samba e a música.
Entre as propostas estão também a expansão de eventos culturais para os bairros (teatro), a integração dos artistas plásticos da cidade para que possam participar da política pública no setor (artes plásticas), uma política de registro das memórias da cidade (literatura) e a valorização dos músicos locais nas festas da Uva e do Morango (música). (CC)


Texto Anterior: Problemas na Cidade :Servidor "come" 80% de verba da Cultura
Próximo Texto: Bigardi incentiva a produção dos jovens
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.