São Paulo, sábado, 06 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

12 cidades têm mais de 1 milhão de pessoas

Número é resultado da contagem do IBGE divulgada ontem; em 1996, eram 10 os municípios nessa faixa populacional

No país há 189,8 milhões de habitantes; população brasileira vai começar a diminuir a partir de 2060, segundo estimativa

DA SUCURSAL DO RIO

O Brasil tem 12 cidades com mais de 1 milhão de habitantes, mostra a contagem oficial da população divulgada ontem pelo IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Dessas, três cidades estão localizadas no Estado de São Paulo -São Paulo, Guarulhos e Campinas.
Na contagem populacional anterior, realizada em 1996, havia dez cidades que superavam a marca de 1 milhão de habitantes. Guarulhos tinha 972 mil habitantes, e Campinas, 909 mil pessoas.
Com 10, 9 milhões de habitantes, o município de São Paulo é o mais populoso do país, seguido da cidade do Rio de Janeiro (6,1 milhões), de Salvador (2,9 milhões), de Fortaleza (2,43 milhões) e de Belo Horizonte (2,41 milhões).
No bloco das cidades que superaram o primeiro milhão de habitantes, mas não chegaram ao segundo estão Curitiba (1,8 milhão), Recife (1,5 milhão), Porto Alegre (1,42 milhão), Belém (1,41 milhão), Goiânia (1,244 milhão), Guarulhos (1,236 milhão) e Campinas (1,03 milhão).
O Distrito Federal tem 2,5 milhões de habitantes.

Menos habitantes
O Estado de São Paulo, além de ter as duas únicas cidades com mais de 1 milhão de moradores que não são capitais do país, tem ainda a cidade com menos habitantes: Borá, com 804 moradores. As estimativas do IBGE são referentes a 1º de abril de 2007. A projeção populacional do IBGE para o país é de 189,8 milhões de pessoas.
Foram encontradas mais de 10 mil pessoas acima de 100 anos de idade apenas nos municípios pesquisados. A população brasileira vai começar a diminuir a partir da década de 2060, de acordo com a estimativa do órgão.
O presidente do IBGE, Eduardo Nunes, disse que essa mudança se deve à queda na taxa de fecundidade da população, principalmente nas zonas rurais das cidades do interior do país e no Nordeste.
O presidente do IBGE destacou também que o percentual de pessoas que moram na zona rural das pequenas e médias cidades vem caindo em um ritmo menor. Hoje, essas cidades têm 25% da população na área rural, índice acima da média nacional, que é de 17%.

Fundo de participação
A contagem populacional divulgada ontem servirá de base para a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios. Os prefeitos têm 20 dias para questionar números que considerem incorretos. A contagem definitiva será apresentada em 31 de outubro.
A contagem aconteceu em 5.414 municípios com até 170 mil habitantes e em mais 21 municípios situados em 14 Estados onde um ou dois excedem esse teto populacional. Além da população recenseada nos municípios onde houve contagem, os resultados divulgados pelo IBGE incluem uma parcela estimada para os chamados domicílios fechados, locais onde não foi possível entrevistar os moradores.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: TJ manda bebê criado por transexual para abrigo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.