São Paulo, sábado, 06 de outubro de 2007

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No Brasil, não há ainda legislação para proteção UVA

DA REPORTAGEM LOCAL

A legislação brasileira não obriga os protetores solares a agirem contra os raios UVA. Quando o rótulo de um produto informa FPS 20 ou 30, por exemplo, ele está se referindo só à proteção contra os raios UVB, que são mais nocivos para a saúde. "O problema é que os raios UVA também são danosos e predispõem a pele ao surgimento do câncer", afirma Maurício Pupo, professor de pós-graduação de cosmetologia.
Segundo ele, muitos produtos informam que protegem contra os raios UVA, mas não dizem a quantidade da proteção. "Como a substância é cara, os fabricantes colocam o mínimo", diz. "Na Europa, por exemplo, a proteção UVA deve ser um terço da proteção UVB."
Marta Macedo, gerente-geral substituta de cosméticos da Anvisa, explica que a agência ainda não exige essa ação porque não há uma padronização dos métodos sobre os testes para a comprovar a proteção UVA. "Ainda está em discussão qual o mais efetivo", diz. "Mas só permitimos a divulgação da proteção UVA no rótulo se o fabricante comprovar que seu produto possui essa ação."
Alguns fabricantes, como O Boticário, informam a proteção UVA por cruzes. A escala vai de uma a três, indicada no rótulo. Para este verão, a empresa lança o protetor facial FPS 50 com Priox-Sun e proteção UVA +++ (R$ 32,90, a partir do dia 15) e o Boticário Men Hidratante Protetor Multiação para o Rosto (R$ 62,90), que é um pós-barba com proteção FPS 20.
Na Nívea, a novidade é o Nívea Sun Light Feeling (FPS 15 por R$ 16,80) que promete uma fórmula mais fácil de espalhar, com textura leve e absorção imediata após a aplicação. Refrescância imediata também faz parte do lançamento da Dermage. O Photoage Refresh FPS 30 (R$ 53) é um spray aerosol que diz proporcionar um toque sedoso à pele. (DT)


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