UOL


São Paulo, domingo, 10 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para urologista, ainda há preconceito

DA REPORTAGEM LOCAL

Muitos médicos indicam técnicas de reprodução assistida a casais que poderiam ter iguais chances de gravidez apenas com a correção cirúrgica da varicocele. Segundo o andrologista Sandro Esteves, ainda há muito preconceito entre os médicos em indicar o procedimento.
"Se a única causa da infertilidade for a varicocele, é preciso tentar a cirurgia de correção", afirma, relatando que, dos 230 casos de varicocele que operou, em 42% deles os casais engravidaram naturalmente. A tendência é que a produção de sêmen se normalize em seis meses.
Para o urologista Edson Borges Júnior, da Sociedade Brasileira de Infertilidade Masculina, há controvérsias sobre o efeito da cirurgia na taxa de gravidez. "A melhoria do sêmen não significa maiores chances de gravidez", afirma.
Mas, de acordo com os médicos, quando não há gravidez natural, a microcirurgia muda a indicação do tratamento. Por exemplo: um casal que antes deveria fazer ICSI -cujo custo é de, no mínimo, de R$ 10 mil-, poderá fazer apenas uma inseminação, por cerca de R$ 3.000.

Texto Anterior: Saúde: Microcirurgia devolve fertilidade a homem
Próximo Texto: Doença aparece na adolescência, revela pesquisa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.