São Paulo, terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro lado

Cervejarias afirmam não haver desrespeito

Ambev, Femsa e Cintra negam vínculo entre cerveja e sucesso com mulheres

DA REPORTAGEM LOCAL

Cervejarias negam desrespeitar a auto-regulamentação sobre bebidas alcoólicas do Conar (Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária) que veta o apelo erótico nos comerciais dos produtos.
"Boa é a cerveja e ela [Juliana Paes, estrela da propaganda], a dona do bar. Não há relação entre êxito com as mulheres e tomar cerveja", afirma o gerente de comunicação da Ambev, Alexandre Loures, sobre o comercial da Antarctica. A Ambev detém mais de 60% do mercado nacional de cervejas.
"A posição da Femsa é de repúdio à utilização de qualquer cidadão em situações estereotipadas. Nossas personagens são sempre expostas de forma digna e respeitosa", afirmou Paulo Macedo, diretor de relações externas da mexicana Femsa, terceira do setor. "Não podemos nos pronunciar sobre a vida particular de nenhuma de nossas personagens", ironizou Macedo quando questionado sobre o fato da atriz e beldade Karina Bacchi aparecer como namorada do garoto-propaganda da Kaiser nos comerciais.
A agência de publicidade ALMAP BBDO, autora da propaganda da Antarctica, não se manifestou. A reportagem não conseguiu falar com a agência Fischer América, da Kaiser. O publicitário Gláucio Binder, sócio da agência Binder/FC+G, autora do comercial da Cintra, falou pela cervejaria. Segundo ele, a moça tatuada com a palavra "tô dentro" acima do bumbum "não é apelo erótico, compõe a história [do comercial]". "Até fomos criticados por não colocar um biquíni menor. Não quisemos porque ficaria mais erótico do que engraçado."
"Propaganda de cerveja é test-drive do momento de consumo. A propaganda quer que o consumidor se sinta naquele momento com os amigos, falando de mulher, futebol", disse Carlos Righi, do Clube de Criação de SP. "Se você pegar os anúncios antigos, sempre teve muita mulher, beleza, charme", defende Áurea Silveira, presidente da Associação Nacional Memória da Propaganda. (FABIANE LEITE)


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Saiba mais: Reino Unido proíbe elo com a sexualidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.