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Motorista ignora faixa exclusiva na Paulista

Segundo a CET, regras de corredor de ônibus terão período de adaptação de até dez dias, sem aplicação de multas

Secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, diz que modelo ainda está em estudo e pode sofrer alterações

RAFAEL TATEMOTO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No primeiro dia de funcionamento da faixa exclusiva para ônibus na avenida Paulista (na região central de São Paulo), muitos motoristas de carros de passeio circularam normalmente pelo trecho reservado, contrariando a nova regra.

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfico), as multas vão começar a ser aplicadas em até dez dias, enquanto medidas de adaptação ainda serão aplicadas.

A estreia do trecho exclusivo para coletivos também sofreu com alguns problemas de sinalização.

Em um primeiro momento, a CET havia informado que os carros só poderiam utilizar o trecho para realizar conversões à direita e para entrar e sair de estacionamentos. Nesses locais a sinalização deveria ser diferenciada, com a pintura de faixas tracejadas.

Entretanto, para acessar a rua Pamplona, por exemplo, os motoristas eram obrigados a utilizar um trecho de traçado contínuo, o que, em tese, significaria que a circulação de carros naquele espaço é vedada.

Outro problema identificado na sinalização foi a ausência de linha tracejada em frente a locais de entrada e saída de veículos.

A CET então afirmou que o motorista poderia permanecer na linha contínua até chegar na tracejada e que o acesso a garagens é permitido independentemente do traçado.

De acordo com Jilmar Tatto, secretário municipal dos Transportes, o modelo implementado ainda está sendo estudado e poderá sofrer modificações.


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