Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Foco
Aeroporto cenográfico treina atendimento de passageiros
RICARDO GALLO DE SÃO PAULOA TAM criou uma réplica de um miniterminal de aeroporto para treinar funcionários a lidar com passageiros em situações reais.
É um "aeroporto cenográfico", só que sem pista e aviões. Tem balcão de check-in em tamanho natural e portão de embarque. Tudo isso no centro de treinamento da empresa, em São Paulo.
Os computadores do check-in têm instalado o sistema de reservas usado pela TAM. Há cartões de embarque fictícios, leitor desses cartões, balança para pesar bagagens e anúncios do sistema de som, tal qual um aeroporto de verdade. Funcionários se passarão por passageiros para emular o que passa em um terminal.
ESTREIA
A primeira aula aconteceu na quarta-feira (20), para agentes de aeroporto que começarão a trabalhar em breve na TAM. O repórter não acompanhou a aula; a empresa permitiu apenas que o fotógrafo da Folha entrasse.
Até então, a formação dos agentes que atuam no aeroporto acontecia por meio de aulas teóricas e vídeos.
Segundo José Quesado, gerente de desenvolvimento de serviços da TAM, a intenção é uniformizar o atendimento nos aeroportos. Ele diz que a experiência fará com que o tempo de preparo até que o agente trabalhe no aeroporto caia de 15 para cinco dias.
De acordo com a TAM, trata-se da primeira experiência do tipo entre as empresas aéreas brasileiras.