São Paulo, quarta-feira, 19 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PIB vai crescer 4% neste ano, diz Lula

DO ENVIADO A MOSCOU

Em encontro com empresários russos e brasileiros ontem em Moscou, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o PIB crescerá 4% neste ano. Embora a estimativa não seja de todo novidade no Planalto, foi a primeira vez que Lula falou a cifra em público.
"Estamos implementando com êxito uma política que combina crescimento sustentável, estabilidade econômica e distribuição de renda. Como resultado, registramos o maior aumento do PIB em 2004, 4,9%. Neste ano, estamos para crescer novos 4%", declarou na Reunião do Conselho Empresarial Brasil-Rússia.
A previsão oficial do governo é um crescimento de 3,5% do PIB neste ano. Analistas vêem alta entre 3,5% e 4%. Já o FMI rebaixou em setembro para 3,3% a estimativa de crescimento do PIB -previa 3,7% em abril.
No evento empresarial, Lula declarou aos russos que o risco-país brasileiro é o menor dos últimos sete anos, falou de geração de empregos no Brasil e citou a criação das PPP's (Parcerias Público-Privadas).

Comércio
A maior parte do discurso foi dedicada às potencialidades comerciais entre Brasil e Rússia. "Nosso comércio cresce de forma sustentada. Até agora, gerou US$ 2,4 bilhões, num aumento de 63% em relação ao mesmo período de 2004. Esses números nos animam. Mas nosso comércio está concentrado em poucos produtos... É necessário diversificar o comércio. Precisamos explorar áreas de elevado valor agregado."


Texto Anterior: Alta da taxa custou R$ 11 bi, diz Levy
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.