São Paulo, quarta-feira, 19 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MONTADORAS

Plano atingirá veículos feitos no Japão, mas não o Corolla brasileiro

Toyota faz recall de 1,3 mi de carros

DA BLOOMBERG

A Toyota, segunda maior montadora do mundo, anunciou o maior recall já promovido pela empresa, que gastará 15,5 bilhões de ienes (cerca de R$ 300 milhões) para consertar 1,27 milhão de veículos fabricados no Japão.
O recall engloba 16 modelos produzidos entre 10 de maio de 2000 e 31 de agosto de 2002, inclusive o sedã Corolla e o utilitário esportivo RAV4, segundo a montadora. A Toyota vai consertar os faróis dianteiros de todos os modelos e os freios de 3.722 veículos.
A Toyota do Brasil informou que o recall não afeta os carros do modelo Corolla vendidos no Brasil, mas disse que ainda não foi informada se o plano afeta veículos de outros modelos comercializados no país.
Segundo o Ministério dos Transportes do Japão, os defeitos não tiveram relação com nenhum acidente com feridos. O recall acontece seis semanas depois de a Toyota ter convocado 1 milhão de caminhonetes para reparos nos Estados Unidos, no maior recall já realizado naquele país.
Em pesquisas de qualidade, a Toyota tem classificação superior à de montadoras norte-americanas, como a General Motors.
"Isso é certamente fonte de irritação para a Toyota", disse Stephen Pope, analista da Cantor Fitzgerald. "Mas eles estão vindo a público e providenciando o conserto. Esse é apenas um pequeno episódio na trajetória lenta, mas firme, da Toyota rumo ao primeiro lugar mundial."


Com a Redação

Texto Anterior: Contra a lei, baterias são descartadas em lixões
Próximo Texto: Promotores alemães investigam mais três em caso Volks
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.