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Professor-palestrante ensina a ensinar
FREE-LANCE PARA A FOLHA
O professor de geografia Celso
Antunes, 66, escreveu 180 livros
sobre o tema e deu aulas com o
giz na mão durante 30 anos.
"Pensava que a atividade era só
isso." Mas, depois de ser coordenador e diretor de escola, passou
a achar que seus conhecimentos
eram insuficientes. Estudou tanto sobre os processos de aprendizagem que acabou trocando a
lousa e as lições de geografia por
palestras sobre processo cognitivo, inteligência e memória.
A guinada começou quando
Antunes foi buscar um mestrado
em educação e cursos sobre cognição e inteligência, assuntos sobre os quais começou a escrever.
"Os livros didáticos estavam se
tornando pasteurizados", afirma
o professor. O desafio de escrever sobre um novo tema resultou
em mais de 40 obras publicadas.
Nos treinamentos em empresas que realiza atualmente, Antunes diz que procura desenvolver capacidades de relação interpessoal, de coordenação e de delegação de tarefas. Nas escolas, o
mais comum ainda é a reciclagem do corpo docente em relação aos métodos de ensino e avaliação. "Há muito espaço nesse
campo para quem domina técnicas de comunicação e tem conhecimento sobre o tema."
Para quem deseja se dedicar
aos processos de aprendizagem e
cognição, Antunes recomenda a
leitura da ampla bibliografia disponível e sugere a participação
em congressos e jornadas.
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