São Paulo, domingo, 29 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O PERSONAGEM

Canadense lidera mutirão para dar destaque ao Rio

SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

O empresário canadense Jacky Delmar, 58, pretende espalhar por todo o país a logomarca da candidatura carioca a sede dos Jogos.
Desde o início do ano, Delmar, que é presidente da Brascan Imobiliária, está comandando um "mutirão" de empresários em favor da Rio-2012.
""O projeto é estampar a marca da nossa candidatura pelo Brasil inteiro. Conversamos com praticamente todos os empresários do Rio, que aderiram ao programa. Agora, vamos começar a correr o país", disse Delmar, que tem como parceiros a Associação Comercial do Rio, a Ademe (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário) e vários shoppings da cidade.
O trabalho do empresário começa a ser notado no Rio. Várias construtoras e shoppings da cidade já estampam a logomarca.
A partir de amanhã, Delmar vai iniciar a segunda fase do ""mutirão". Até o dia 15, ele se encontrará com representantes do empresariado paulista para conseguir o apoio na campanha. Também em março a primeira marca da candidatura carioca já estará estampada na capital paulista. Delmar decidiu colocar uma logomarca gigante em uma construção da sua empresa no Itaim.
""Não vai existir bairrismo nesta campanha. Se São Paulo vencesse, teríamos feito a mesma coisa. O importante é saber que a campanha não é só do Rio. Ela é muito maior. Se conseguirmos ganhar, o país dará um salto muito grande. O Brasil ficará em evidência para todo o mundo por um mês."
O empresário negociou com o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e com a Prefeitura do Rio a liberação da logomarca para utilizar no seu ""mutirão".
Para apoiar o movimento liderado pelo presidente da Brascan, outros empresários precisam apenas se cadastrar no site da candidatura carioca. Lá, o interessado ganha o direito de utilizar, exclusivamente no Brasil e sem fins comerciais, a logomarca ""Rio 2012 - Queremos as Olimpíadas".
""É um esforço que não custa nada. Nós não pedimos dinheiro a ninguém. Queremos apenas que a empresa interessada divulgue a marca da Rio-2012 na sua publicação interna. Em vez de gastar milhões e milhões em uma campanha publicitária, cada um [empresário] vai fazer um pedacinho deste enorme projeto", disse o canadense, que não revela quanto sua empresa está gastando na campanha.
A Prefeitura do Rio é responsável por todo o orçamento da campanha (US$ 23,3 milhões). ""Inicialmente, a prefeitura está cumprindo o papel de fomento. Não vejo nenhum problema nisso. Depois da vitória, o dinheiro da iniciativa privada virá fácil", disse Delmar.
Em 1997, o empresário também participou da candidatura, fracassada, da cidade aos Jogos Olímpicos de 2004. Agora, ele acha que a história será diferente.
""Desta vez, o caderno de encargos é muito bom. De uma forma geral, todos os envolvidos estão mais maduros, o que nos deixa mais perto da vitória. No meu caso, quero transformar a logomarca da candidatura em uma epidemia no país", afirmou Delmar, que mora há 26 anos no Rio de Janeiro.


Texto Anterior: Ao COI, Rio exalta orçamento "generoso"
Próximo Texto: Futebol: Força total do São Paulo se despede hoje do Paulista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.