São Paulo, segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

HORMÔNIOS A MIL

SOMBRIO E ROMÂNTICO, O ESCOCÊS OLIVER TATE É O HERÓI DO LIVRO "SUBMARINO"

IURI DE CASTRO TÔRRES
DE SÃO PAULO

Oliver Tate tem 15 anos e é um chato. Mas é um chato adorável. Egocêntrico e metido, o garoto escocês tem duas obsessões na vida: sexo e manter seus pais juntos.
Herói do romance "Submarino", lançado recentemente no Brasil, ele parte numa jornada na companhia de sua amiga e namorada piromaníaca, Jordana, e do amigo valentão Chips.
"Como muitos romances de estreia, o livro tem influências de minha juventude", diz o autor, Joe Dunthorne, 26, em entrevista ao Folhateen. "Oliver é meu "alter ego" sombrio e malvado."
E o querido anti-herói é capaz de gestos horríveis, como queimar o diário da menina mais gorda da escola, e fofos, como escrever um guia para que a mesma garota pare de sofrer "bullying".
"Oliver é peculiar", diz Joe. "Mas todos os adolescentes são, né? Ele tem muitas contradições. É confiante, iludido, "geek", cruel, bom coração, frio e romântico."
Vidrado em palavras desconhecidas, como eutenia e apostasia, Oliver vê suas certezas ruírem quando sua mãe decide ter aulas de capoeira e de surfe com um antigo namorado. O pai está deprimido, sempre de chinelos e com uma xícara de água quente com limão na mão.
Joe começou a escrever o livro quando tinha 22 anos e estudava escrita criativa na faculdade. Mas o trabalho só ficou pronto três anos depois. "Pensar na voz e na estranheza de Oliver foram os primeiros passos. Depois, a história fluiu", diz.

15 ANOS
O livro tem passagens com linguajar franco e direto sobre sexo, morte e adultério. Segundo o autor, deve ser lido por maiores de 15 anos.
"Oliver se debate com um problema muito moderno: o abismo entre o que os jovens ouvem sobre amor e sexo e a realidade", exemplifica.
O livro chegou às telonas e, para ajudar nesse "entendimento" de uma geração, Alex Turner, vocalista e letrista da banda Arctic Monkeys, escreveu as músicas da trilha sonora.
"Alex é espetacular", elogia Joe. "As músicas se encaixam perfeitamente com as situações. Oliver e Alex têm a mesma paixão pela linguagem, e isso transparece nas canções." A trilha sonora do filme será lançada em março.


Texto Anterior: Matrícula na lama
Próximo Texto: Filme cai nas graças do público jovem em Berlim
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.