São Paulo, quarta-feira, 10 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONEXÃO POP

O show secreto do Guns


Axl Rose e sua banda têm uma festa privada para convidados marcada para amanhã à noite em São Paulo


THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Não era para vazar, mas pode anotar: o Guns N" Roses fará um show secreto amanhã à noite, no clube Disco, em São Paulo. A data foi fechada por um agente norte-americano e será produzida em São Paulo pela modelo Ana Beatriz Barros.
Apenas pouquíssimos convidados terão acesso à casa. Axl Rose e sua banda devem fazer ainda um "show secreto/festa privê" no Rio de Janeiro e em Buenos Aires.

 


Não sei quanto a você, mas, para mim, um dos acontecimentos de 2010 será a chegada do terceiro disco do LCD Soundsystem. Uma prévia de como pode ser o álbum foi vista anteontem em Paris, durante o desfile da coleção de outono/ inverno de Yves Saint Laurent.
A trilha foi feita ao vivo por James Murphy & co. O desfile e a trilha estão no YouTube: http://bit.ly/dkjyN1.

 


Tudo bem, não chega a ser um acontecimento, mas com dois ou três cliques você acha "Sisterworld", o mais novo disco dos subvalorizados Liars. Lembro que, alguns anos atrás, muita gente conhecia o Liars porque Karen O., do Yeah Yeah Yeahs, namorava o vocalista do grupo, Angus Andrew.
Mas o Liars merece muito mais. Talvez você não saiba ou não lembre, mas eles já tocaram no Brasil (em 2004, dentro da edição brasileira do festival Sonar).
Se até agora o Liars fazia um pós-punk-avant-garde torto, cru, seco, em "Sisterworld" eles se abrem a climas solenes, nos quais o vocal rígido se contrapõe a arranjos meio caóticos. "Scissor" começa com um vocal lento de Angus Andrew, que logo depois encontra uma paulada de guitarra e bateria. "Here Comes All the People" é o que o Liars chama de "canção orquestrada", com seu piano frenético. "No Barrier Fun" é como um cabaré soturno.
O Liars lança ainda uma versão estendida de "Sisterworld", com remixes de gente como Thom Yorke (Radiohead), Tunde Adebimpe (TV on the Radio) etc.

 


Os celebrados XX estiveram presentes em várias listas de melhores do ano em 2009, e DJs os mais diversos tentam transportar suas canções para as pistas. Não sei de onde veio, mas o CHLLNGR remix para "Islands" é dos mais bem-sucedidos: http://bit.ly/cnTQbn.
Não sei muito sobre Dave Nada, mas a ótima revista "XLR8R" oferece o MP3 da faixa "Riverside" em uma versão "moombathon". Parece que Dave Nada inventou o moombathon ao reunir house, dancehall e batidas fortes. Mas tudo a apenas 108 BPMs. A sacada de Nada foi ter criado música tão poderosa e dançante a um BPM tão baixo. Ouça por aqui: http://bit.ly/bau8cM.

 


Um dos "novos" escritores americanos mais legais que conheço é Dave Eggers. Encomendei seu último livro, "Zeitoun", em que ele vai a Nova Orleans pós-Katrina. O "Guardian" tem uma excelente entrevista com ele (http://bit.ly/cg0BrJ).

thiago.ney@uol.com.br


Texto Anterior: Guns toca em BH, SP, Rio e Porto Alegre
Próximo Texto: Crítica/"Dissidente": Espetáculo tem méritos, mas esconde riquezas do texto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.