UOL


São Paulo, domingo, 10 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ET + cetera

Philip Glass discute música e tecnologia
Em artigo para o site www.andante.com, o compositor Philip Glass faz um balanço da música erudita do século 20 e aponta as perspectivas para o século 21. Passando por John Cage, Stockhausen e Boulez, Glass destaca o impacto da tecnologia hoje e no futuro, pois, diz, ela modificou o modo "como a música é escrita, tocada, gravada e publicada". Para Glass, a tecnologia é um "instrumento tão poderoso" que irá "impor seus próprios desígnios àqueles que se envolverem com ela".


O erro pós-moderno por Carlo Ginzburg
Em uma extensa entrevista no site www.eurozine.com, o historiador italiano Carlo Ginzburg fala da micro-história, do fazer historiográfico -"como historiadores, temos de adaptar nossos métodos às fontes disponíveis"- e ataca as derivações pós-modernas em seu campo. "Refugiar-se no relativismo é um meio fácil de fugir dos desafios que nos confrontam." E conclui: "A posição relativista é fundamentalmente errada -intelectualmente, politicamente e moralmente errada".


Revista traz "Galileo" de Tom Stoppard
A excelente revista "Areté", sediada em Oxford, dedica todas as páginas de seu novo número a um roteiro inédito do dramaturgo britânico Tom Stoppard. "Galileo" surgiu de um convite feito a Stoppard - autor de "A Invenção do Amor" e do roteiro de "Shakespeare Apaixonado"- pela Paramount no início dos anos 70, que planejava filmá-lo. Mas o estúdio acabou abandonando o projeto. Em 1993, a Disney também pretendia levar o roteiro às telas, mas, igualmente, desistiu da idéia.


Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + arte: Uma celebração invernal da vida
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.