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Análise

Profissionalização, franquias e interior impulsionam setor

LUIS AUGUSTO ILDEFONSO DA SILVA ESPECIAL PARA A FOLHA

O país tem hoje 828 shoppings em operação -número que inclui centros temáticos, voltados só para móveis ou automóveis, e shoppings de desconto e de atacado.

De 2011 para 2012, o crescimento foi de 5,8%, fazendo com que chegássemos a 113 mil lojas em operação.

O momento é favorável para essa atividade: há 157 shoppings em construção, o que representa um incremento de 26 mil novas lojas.

Desses empreendimentos em construção, 98 estão no interior, em cidades médias.

O número é maior porque os shoppings nesses municípios têm maior velocidade de retorno e custos mais baixos de instalação.

Na última década, a quantidade de lojas em operação no país cresceu 75%, e as vendas em shoppings, 150%. Hoje, o faturamento dos shoppings já corresponde a mais de 18% do total do varejo.

A força é alavancada pela internacionalização dos investimentos, atraídos pelos bons retornos que as áreas imobiliária e de shoppings oferecem no Brasil.

O mercado também se beneficia da profissionalização do empreendedor nacional.

Hoje, em vez de se basear só na migração de lojas de rua para os shoppings, o modelo se ampara na presença de franquias, de baixo risco para lojistas e empreendedores.

A indústria dos shoppings, portanto, cresceu e continua crescendo, de forma consolidada e sem indecisão.

LUIZ AUGUSTO ILDEFONSO DA SILVA é diretor de relações institucionais da Alshop (Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping).


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