Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Picos levam ONS a rever previsão de consumo

DO RIO

Os sucessivos recordes de carga de energia nos últimos dias fizeram a demanda média do período ficar 8% acima das previsões feitas pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) há uma semana. Com isso, o agente ajustou em 7% a carga máxima esperada para o mês.

Ao fim da semana passada, o ONS acreditava que a demanda instantânea média nesta semana seria de 68.677 MW. Boletim divulgado ontem mostrou que a carga média atingiu 74.278 MW.

Segundo o mesmo boletim, os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste terminarão fevereiro com 35,6% da capacidade, ante 40,2% na primeira semana do mês.

A explicação para consumo elevado, segundo o ONS, foram as elevadas temperaturas, o que determinou o uso mais intenso dos aparelhos de ar-condicionado.

Ao longo da semana, o recorde de carga do sistema foi atingido duas vezes, na segunda e na quarta-feira.

Na terça, o Sul havia atingido seu recorde de carga até então, três minutos antes da falha no sistema de transmissão que causou um apagão em 13 Estados. As causas do incidente ainda não foram divulgadas.

Para especialistas, o alto consumo torna o Sistema Interligado Nacional mais vulnerável. "O sistema está sob estresse, em razão do baixo nível dos reservatórios. Os picos de consumo são um fator de instabilidade a mais", diz Ennio Peres, professor de física da Unicamp.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página