Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Lula envia a Caracas vídeo para reforçar campanha de Maduro

Petista, que gravou vídeo semelhante para Chávez em 2012, diz falar pelo Mercosul

FLÁVIA MARREIRO DE SÃO PAULO

Depois de gravar, em julho passado, vídeo em apoio à reeleição de Hugo Chávez na Venezuela, agora o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva repete a dose para homenagear o esquerdista morto e endossar o candidato dele à sucessão, Nicolás Maduro.

"Maduro presidente é a Venezuela que Chávez sonhou", diz Lula, que atribui ao ex-chanceler de Chávez "papel decisivo" na criação de órgãos como a Unasul.

No vídeo, o petista elogia a queda da desigualdade na Venezuela, mas defende que Maduro livre o país "da maldição do petróleo" com industrialização e mais agricultura. "Demos passos conjuntos nessa direção", diz, em referência a projetos bilaterais.

Lula diz ainda que não deseja "interferir num assunto interno da Venezuela", mas que quer dar um testemunho "em nome do futuro do país" e "em nome do Mercosul."

O vídeo foi gravado em São Paulo e exibido ontem em Caracas, no museu onde está o corpo de Chávez. A declaração, agradecida com entusiasmo por Maduro, fez parte de reunião em memória a Chávez do Foro de São Paulo, que reúne partidos esquerdistas.

O apoio de Lula é um reforço para Maduro na campanha que começa oficialmente hoje -o chavista é favorito na disputa de 14 de abril.

Ironizado por setores opositores por não ter diploma universitário, o herdeiro de Chávez cita o ex-operário Lula como exemplo. Tem ressaltado, na campanha, seu passado como motorista de ônibus do metrô em Caracas. Em eventos, chegou dirigindo o ônibus "da revolução".

Lula instou o esquerdista a preparar um sucessor ainda em vida. Nos bastidores, avalia que um eventual governo Maduro, sem lastro popular do mentor, terá de mostrar "mais serviço".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página