Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Análise

Mesmo em baixa, presidente deve aprofundar seu modelo de gestão

PATRICIO GIUSTO ESPECIAL PARA A FOLHA

A Frente para a Vitória, de Cristina Kirchner, sofreu uma contundente derrota nas primárias. Se era esperado um mau desempenho do governo nos principais distritos, nem o mais pessimista dos prognósticos antecipou semelhante debacle eleitoral.

Com 26% dos votos no total nacional, o kirchnerismo teve o pior desempenho de um governo desde o retorno à democracia, em 1983.

O único resultado que dilui a magnitude da derrota é o fato de que a oposição chegou à eleição com um grau de fragmentação similar às eleições de 2011. É por isso que nenhum partido da oposição conseguiu ter mais votos que o governo nacionalmente.

Se mantidas as tendências nas eleições gerais de outubro, o kirchnerismo caminha para perder a maioria tanto na Câmara como no Senado.

Como já ocorreu em outros momentos na Argentina, com a mudança no legislativo se avizinha uma reconfiguração do peronismo, extinta definitivamente a possibilidade de re-reeleição da presidente.

Nesse contexto, Sergio Massa, o grande vitorioso da jornada após derrotar o governo na província de Buenos Aires, consolida-se como pré-candidato presidencial.

Há outros governadores peronistas com bom desempenho local, como o cordobês José Manuel de la Sota, que também aspiram à candidatura. Já o governador de Buenos Aires, Daniel Scioli, derrotado, foi relegado a um segundo plano na disputa.

Entre as causas da derrota do governo destacam-se a complexa situação econômica e a crescente inflação e os escândalos de corrupção. Mas, sobretudo, percebe-se um notável cansaço em grande parte da população com estilo autoritário de gestão da presidente, que a levou ao confronto com a imprensa e o Poder Judiciário.

Tendo em conta sua personalidade e antecedentes políticos, o mais provável é que Cristina redobre agora sua aposta e aprofunde seu modelo de gestão.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página