Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Secretário critica assentamentos de Israel

FLÁVIA FOREQUE DE BRASÍLIA

Mediador das negociações de paz entre israelenses e palestinos, o secretário de Estado americano criticou o anúncio de novas residências em assentamentos.

Ontem, a Prefeitura de Jerusalém aprovou a construção de 942 casas em Jerusalém Oriental. Nesta semana, já havia sido anunciada a venda de terrenos para a construção imediata de quase 1.200 casas em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia.

"A política dos EUA em relação a todos os assentamentos é de que eles são ilegítimos. Nos opomos a que esses assentamentos se façam, em qualquer momento, não só durante o período de processo de paz", disse John Kerry.

No final de julho, foram reabertas as negociações de paz entre as partes, após três anos de interrupção. A intenção é chegar a um consenso num prazo de nove meses. As conversas continuam hoje, em Jerusalém.

Na manhã de ontem, Kerry falou por telefone com o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu. "Ele disse que iria anunciar novas construções já programadas, mas que eram em locais que não iriam causar impacto negativo no processo".

O ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) também criticou os assentamentos. Para ele, as novas unidades residenciais "são feitas em contravenção a resoluções do Conselho de Segurança [das Nações Unidas] e representam uma violação ao direito internacional".

Patriota defendeu ainda maior participação da sociedade civil nas negociações de paz entre Israel e palestinos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página