Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Coreia do Norte afirma ter fabricado smartphone próprio

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Conhecida por restringir as liberdades individuais e pela censura, a Coreia do Norte divulgou ontem, por meio da sua agência oficial de notícias, a KCNA, a notícia de que o líder Kim Jong-un teria visitado uma fábrica nacional de smartphones.

Segundo a nota, o ditador elogiou a qualidade de resolução da câmera do aparelho, que aparenta rodar o sistema operacional Android, e enalteceu o desenvolvimento da tecnologia local.

Não está claro se o smartphone --batizado de Arirang, nome de uma canção popular que também designa o festival anual de apresentações em massa que celebra a história do país-- pode se conectar à internet ou somente à intranet (rede interna) norte-coreana.

Para Martyn Williams, jornalista especializado na cobertura do estado da arte de tecnologias da informação no país, é improvável que o smartphone tenha sido fabricado em Pyongyang.

As fotos divulgadas pela KCNA mostram funcionários manipulando aparelhos já montados, não uma linha de produção. O mais provável, disse Williams em seu site, "North Korea Tech", é que os aparelhos venham da China e só sejam inspecionados na Coreia do Norte.

A Coreia possui rede de telefonia celular desde 2008, em parceria com a empresa egípcia Orascom. No entanto, chamadas internacionais são bloqueadas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página