Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Valérie 'Rottweiler' substitui modelo Carla Bruni no Eliseu

Francois Mori/Associated Press
Valérie Trierweiler e o marido François Hollande (de costas) durante celebração em Paris
Valérie Trierweiler e o marido François Hollande (de costas) durante celebração em Paris

DE SÃO PAULO

O Palácio do Eliseu vai ter de se acostumar, na semana que vem, com o contraste entre a primeira-dama francesa que sai e aquela que entra.

Com a posse de François Hollande, 57, vem também Valérie Trierweiler, 47, com quem ele mantém relação não oficializada no papel.

Apelidada "Rottweiler", Trierweiler terá como desafio evitar as comparações -o que pode ser árduo para a substituta da modelo e cantora italiana Carla Bruni, mulher do presidente Nicolas Sarkozy.

Durante cinco anos, Bruni e Sarkozy não primaram pela discrição. A vida amorosa do casal foi trazida, durante o mandato, para o primeiro plano. Na França e no exterior, falava-se dos vestidos de Bruni como quem fala de política de Estado.

Trierweiler é o oposto: jornalista vista como mal-humorada, formada pela Sorbonne em história e ciência política, ganhou o apelido canino ao supostamente estapear um colega da revista "Paris Match" por conta de uma piada sexista. Ela não fala do assunto diretamente.

A nova "première dame" afirma que não pretende fazer alvoroço no Eliseu, curvando-se ao protocolo. "Ser primeira-dama não é algo com o que sonhei. Tenho medo de perder a liberdade."

Trierweiler será a única primeira-dama francesa não casada oficialmente com o presidente. Antes de começar a relação com Hollande, ela teve outros dois maridos (o sobrenome é herança de um deles, de origem alemã).

O primeiro divórcio foi com um amigo de infância. O segundo, com um editor da "Paris Match". Tem três filhos.

A relação entre Trierweiler e Hollande começou enquanto ele ainda era casado com Ségolène Royal -que concorreu contra Sarkozy à Presidência. O casal, que teve quatro filhos, se separou em 2007.

A primeira-dama é a consultora de imagem "de facto" de Hollande, e apontada como a responsável pelos nove quilos que ele perdeu.

Bruni, enquanto isso, anunciou ontem a retomada da sua carreira musical.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.