Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sarkozy e Hollande vão a celebração juntos

Aparição de candidatos rivais lado a lado após as eleições é imagem inédita na França

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O socialista François Hollande fez ontem sua primeira aparição oficial como presidente eleito da França. Ele participou, ao lado do atual presidente, Nicolas Sarkozy, de um ato de comemoração do fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A participação de Hollande foi apontada como um parêntese nas consultas políticas e na preparação de reuniões internacionais com que ele está agora envolvido, antes de tomar posse, na semana que vem, do cargo de presidente.

Hollande e Sarkozy, que acabam de sair de uma ferrenha disputa eleitoral, colocaram juntos uma oferenda de flores no túmulo de um soldado desconhecido aos pés do Arco do Triunfo, em Paris. Ele ficou posicionado à direita de Sarkozy, e um passo atrás.

Sarkozy não fez declarações nessa que foi uma de suas últimas aparições como presidente francês. Já Hollande afirmou que "é útil e valioso para o país saber que está unido por meio do presidente em exercício e do novo".

Analistas assinalam que a imagem dos rivais juntos, após a campanha, é inédita na França. Em 1995, Jacques Chirac posou após eleito ao lado de François Mitterrand -mas, ao contrário de Sarkozy, Mitterrand não havia concorrido à reeleição naquele ano.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.