São Paulo, quarta-feira, 20 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Papa buscará justiça social, diz Lula

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, por meio de nota, que o cardeal Joseph Ratzinger -escolhido ontem o papa Bento 16- "reavivará os valores espirituais e morais da igreja".
Em comunicado de apenas dois parágrafos, Lula cumprimenta o papa por "sua eleição ao trono de são Pedro". "Estou seguro de que sua Santidade promoverá com empenho a paz e a justiça social, ao mesmo tempo em que reavivará os valores espirituais e morais da igreja", afirmou.
Já o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, declarou esperar que o novo papa siga o exemplo de seu antecessor. "Queremos desejar-lhe tudo de bom no seu trabalho à frente da igreja no mundo inteiro e que ele siga aquele exemplo do papa João Paulo 2º, de quem ele foi um auxiliar de primeira. Basta prosseguir aquele trabalho maravilhoso do papa João Paulo 2º para que ele seja também um grande papa", disse Alencar.
O vice-presidente, porém, admitiu sua torcida pelo nome de dom Cláudio Hummes. "É claro que nós gostaríamos muito que fosse o dom Cláudio Hummes, todos nós. Porque ele também tem todos os méritos. Mas ele é jovem. Ele só tem 70 anos, e o atual papa tem 78 anos. Então eu acho que dom Cláudio Hummes também tem a sua chance."
O presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), considerou "excelente" a eleição do novo papa, por representar a continuidade do legado de João Paulo 2º.
"O novo papa foi escolhido por inspiração divina. Ele é um papa que está dentro do espírito da igreja", afirmou. Segundo assessores, Severino ficou satisfeito porque Bento 16 tem posições inflexíveis com respeito à rejeição da união de homossexuais e da contracepção, como ele.
Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, lamentou ontem que um dos cardeais brasileiros não tenha sido escolhido papa, mas considerou o novo pontífice uma escolha natural por seu histórico no Vaticano.


Texto Anterior: O novo papa: Repercussão: Bento 16 é "servo do Senhor", diz Bush
Próximo Texto: Brasileiros dizem ser parentes de Ratzinger
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.