São Paulo, quinta-feira, 22 de setembro de 2011

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Campanha incluiu venda de camisetas e de canção

DIOGO BERCITO
DE SÃO PAULO

"Estive apoiando o Free the Hikers e tudo o que ganhei foi essa camiseta -e apenas um alpinista!"
Com a libertação dos outros dois americanos presos no Irã, ontem, a piada perdeu parte da graça.
Mas a frase, utilizada na campanha pela soltura dos andarilhos, exemplifica a diversidade do movimento Free the Hikers (liberte os alpinistas), que arrecadou dinheiro com vendas até de uma canção na internet.
A Folha apurou algumas das quantias. Mais de mil camisetas foram vendidas no site Laughingstock Designs. Negociadas por cerca de US$ 20, cada uma reverteu US$ 10 para o movimento.
A quantia mais expressiva, porém, vem de doações. O Media Alliance informa ter arrecadado US$ 125 mil desde 2009. Não foi possível estimar o montante repassado via PayPal.
A família afirma no site do movimento que o dinheiro era usado para contratar advogado e tradutor, além de manter a divulgação.
O movimento estendia braços para diversos lados, além das vendas e do recebimento de doações. Site oficial. Comunidade no Facebook. Conta no Twitter. Petição on-line. Festas beneficentes.
"No começo éramos apenas eu e as famílias [dos americanos presos]", conta Vassia Alaykova. Amiga do irmão de um dos alpinistas, ela ajudou na elaboração do site e do logo da campanha.
Em um canal no YouTube, Sarah Shourd -a andarilha que já tinha sido libertada- canta sobre o período em que permaneceu presa. A música "Piece of Time" (pedaço de tempo), que está à venda por US$ 0,99 na Amazon, diz em um trecho:
"Você é um americano / O que você estava fazendo lá? / A verdade não importa muito / Neste jogo político".


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