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"Iniciados" no mercado levam vantagem
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Tem mais chance de sucesso no
mercado de produtos místicos
quem entende profundamente do
assunto. Essa é a principal dica
dos empresários do setor.
"Comecei como hobby, pois é
uma coisa pela qual sou apaixonada. Depois o negócio cresceu
além das expectativas", conta Debora do Amaral, proprietária da
marca Gopisvara, que fabrica velas de variados tipos.
Aberta há cerca de dois anos, a
loja tem hoje 40 revendedores fixos no portfólio. Amaral, que
também é professora de ioga, diz
se dedicar "de corpo e alma" ao
ofício. "Faço uma prece para cada
vela produzida e, uma vez por
ano, vou para a Índia para aprender novas técnicas", explica.
Marli Funke, 39, pretende seguir o mesmo caminho. Por enquanto, está frequentando centros espíritas e fazendo cursos na
área para, no futuro, abrir o próprio negócio. "São Paulo tem um
ritmo de vida muito estressante.
Acho que as pessoas têm interesse
crescente em desenvolver a própria espiritualidade."
Em vez de abrir uma loja com
artigos esotéricos, ela diz preferir
o segmento de cursos e palestras.
"Há muita carência de informações, as pessoas sabem o que querem, mas não sabem o que precisam para chegar lá", afirma.
O consultor da Francap André
Giglio lembra que "paixão não
basta" para se tornar empreendedor na área. "Também é preciso
ter visão comercial. O empresário
pode saber que determinado símbolo é mais "eficaz" ou "autêntico"
do que outro, mas às vezes é necessário ponderar sobre qual vai
atingir mais público."
Quanto gastar
Os investimentos para viabilizar
uma loja de artigos esotéricos e de
decoração temática são relativamente baixos. Com R$ 10 mil de
aplicação inicial e R$ 5.000 de capital de giro, é possível começar.
No início, não são necessários
funcionários: o próprio dono pode assumir atendimento e caixa.
Quando precisar de ajuda, não
se esqueça de treinar muito bem a
sua equipe para dar explicações.
Outra opção é manter uma livraria especializada em obras esotéricas. O investimento inicial é o
mesmo, e o mais importante é ter
uma "cara" bem definida para se
diferenciar da concorrência das
grandes livrarias, que também
oferecem publicações na linha.
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