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MARKETING
Grandes empresas querem investir em ações nos pontos-de-venda de bares e padarias
Encontro discute o pequeno varejo
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Um recado dos grandes fornecedores para o pequeno e o médio
varejo: há interesse em aumentar
parcerias de marketing nos pontos-de-venda de menor porte,
considerados um bom nicho.
No caso das bebidas, a venda
em bares, minimercados e similares representa 70% do faturamento desses estabelecimentos. No setor de chocolates, biscoitos e lanches, o movimento no pequeno
varejo é responsável por 45%.
Os dados são de duas gigantes
-Ambev (Brahma e Antarctica)
e Kraft Foods (Lacta e Maguary)-, que participam do painel "Como Atingir o Pequeno Varejo", parte da programação do
Grande Encontro do Marketing
no Varejo, que começa amanhã.
O evento apresentará ainda
uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor no pequeno varejo (veja quadro ao lado).
Para o presidente do Popai (Instituto de Propaganda no Ponto de
Compra), Ronald Peach Junior, o
pequeno varejo pode tomar iniciativa na sugestão de ações.
"Se o lojista propuser uma ação
para aumentar em 20% as vendas,
é claro que o fornecedor topa."
Para o gerente de "trade marketing" da Kraft, Márcio Salvadego,
o varejista tem de identificar quais
dos fornecedores são melhores
para estabelecer parceria. "Pode
ser um grande empresário ou até
um atacadista da região."
Antes de se candidatar às parcerias, porém, é preciso cumprir alguns quesitos: as lojas devem estar limpas, com prateleiras organizadas, com bom layout e luminosidade. O varejista tem de ser
capaz de monitorar os resultados
das ações de marketing. "Com
um contador de código de barras,
o lojista pode saber quanto um
produto vendeu a mais por estar
na ponta da gôndola", diz Peach.
Grande Encontro do Marketing no
Varejo: de amanhã (7) a quarta-feira (9),
no Amcham Business Center, r. da Paz,
1.431, Chácara Santo Antônio, São Paulo.
Informações: 0/xx/11/3285-5222.
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