São Paulo, domingo, 29 de dezembro de 2002


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Consumidores do interior têm outros hábitos

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Embora o litoral seja o destino número um de quem sonha com uma "vida mansa", o interior também oferece boas oportunidades de lazer e de trabalho.
Em cidades pequenas, o ponto fundamental é estudar muito bem os hábitos de comportamento e de consumo locais antes de se arriscar a abrir um negócio.
"Até há alguns anos, por exemplo, as pessoas não tinham o hábito de almoçar fora em cidades menores, o que inviabilizava os restaurantes", explica Marcelo Cherto, presidente do Instituto Franchising.
O consultor também lembra que os custos fixos -encargos trabalhistas e tarifas públicas, por exemplo- podem ser muito semelhantes em São Paulo e no interior.
"Analise o potencial do seu produto e veja se a concorrência não chegou antes", sugere Ana Vecchi, da Vecchi & Ancona Consulting.

Linha e anzol
O presidente da Abrappesq (associação de pesqueiros), Pedro Sérgio Rigolo, diz que, apesar de o mercado estar estagnado, "há espaço para quem quer montar um pesqueiro em São Paulo".
"A desvantagem é que a pessoa passa todos os fins de semana trabalhando, mas é realmente menos estressante e dá para ter um lucro médio de R$ 4.000 mensais."
Quem não tem muita intimidade com o cultivo de peixes pode optar por soluções mais adequadas as suas experiências. Aos que querem ter um pequeno comércio, uma alternativa a considerar é a instalação de quiosques tanto no litoral quanto no centro de cidades menores.



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