São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ministro pede verbas, mas evita apoiar volta da CPMF

Padilha defende mudança na gestão da Saúde antes de debater imposto

Presidente prometeu analisar aumento de recursos destinados ao setor após receber pedido de governadores


MARIA CLARA CABRAL
ANA FLOR

DE BRASÍLIA

Em visita ao Congresso ontem, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse haver um consenso de que o setor precisa de mais recursos, além de um aperfeiçoamento no atual modelo de gestão.
Questionado se a solução seria a volta da CPMF, afirmou que esse debate cabe a deputados e senadores.
O ministro Luiz Sérgio (Relações Institucionais) e o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), negaram que o governo planeje votar a criação de um novo imposto.
Em encontro com governadores do Nordeste anteontem, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o Palácio do Planalto discute uma forma de aumentar os recursos para a área.
Parte dos governadores defendeu a recriação de contribuição exclusiva para a saúde, nos moldes da CPMF, extinta em 2007 pelo Congresso, em uma votação que representou uma das maiores derrotas de Lula.
"É fundamental aprimorar a gestão para que os recursos tenham o melhor impacto possível. E há um consenso de muita gente, médicos, partidos, prefeitos, de que tem que ter mais recursos", afirmou Padilha.
"[A CPMF] não está na pauta da Câmara. O que teve ontem [anteontem] foi apenas uma discussão, nem há posicionamento do governo, o que vamos ter que falar é em como melhorar o financiamento da saúde, aperfeiçoar o SUS", disse Maia.
Padilha citou ainda a necessidade de um "financiamento estável e permanente para a área".
O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), é mais explícito e defende que Congresso e sociedade discutam a criação de um imposto com destinação exclusiva para o setor.


Texto Anterior: Governo tenta garantir aprovação do mínimo no Senado
Próximo Texto: Análise: Discussão sobre CPMF e Imposto de Renda vai muito além da questão da arrecadação
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.