Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Barretos ganha mais radares às vésperas da Festa do Peão

Prefeitura dobra de três para seis o número de aparelhos instalados nas ruas

Administração nega que equipamentos tenham relação com o evento, que começa amanhã e reúne 900 mil pessoas

FELIPE AMORIM DE RIBEIRÃO PRETO

A Prefeitura de Barretos instalou mais três radares para multar motoristas por excesso de velocidade. A fiscalização foi intensificada na última sexta-feira, uma semana antes da Festa do Peão de Boiadeiro, que começa amanhã.

Os novos equipamentos vão se somar a outros três radares instalados em novembro do ano passado.

Barretos possui cerca de 112 mil habitantes e uma frota de aproximadamente 75 mil veículos, segundo o secretário municipal de Ordem Pública, André Luiz Freitas.

Durante os dez dias da Festa do Peão, a população da cidade chega a dobrar com o número de visitantes. Freitas garante, porém, que os novos radares não foram instalados devido ao evento popular.

O capitão da PM Paulo Sérgio Fabres, responsável pelo planejamento de trânsito nos dias de festa, calcula que, além da frota local, mais 15 a 20 mil veículos trafegam na cidade por dia durante o evento. São esperadas 900 mil pessoas --a maioria de fora de Barretos.

O limite máximo de velocidade permitido nas vias com fiscalização por radar é de 40 km/h. Freitas diz que o limite baixo é necessário, pois as vias da cidade são estreitas e com diversos cruzamentos.

"É a velocidade que nossas vias comportam. Quase 90% das vias têm cruzamentos a cada cem metros."

Segundo o secretário, Barretos passou por um longo período sem fiscalização eletrônica de velocidade --não soube dizer desde quando.

Os radares novos ficam na rua 24, entre as avenidas 13 e 15, e na avenida 43, onde foram instalados dois equipamentos, um em cada sentido da via, na altura do nº 565.

Foram escolhidos por terem maior travessia de pedestres e onde foi detectado um maior abuso da velocidade.

De janeiro a julho deste ano, os três radares de Barretos aplicaram 8.260 multas --o que representa 58% de todas as 14.277 infrações aplicadas no município este ano, como as de falta de cinto de segurança, por exemplo.

"Considero alto o número de multas. Mas acho que é um pouco pela imprudência do condutor e porque os motoristas ficaram desacostumados ao radar na cidade."

FESTA DO PEÃO

Durante a Festa do Peão, que começa amanhã e vai até o dia 25, a PM vai realizar blitze para a fiscalização da lei seca em todos os dias, nas principais vias da cidade, segundo o capitão Fabres.

A polícia também deverá interditar a avenida 43, tradicional ponto de encontro dos visitantes antes de seguirem para a festa. Segundo Fabres, as interdições ocorrerão à medida que aumentar a concentração de pedestres na via.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página