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Concorrência faz shopping criar jardim de 4.000 m²
Nova área deve 'segurar' consumidores no centro de compras por mais tempo
Medida tenta combater a concorrência criada pelo e-commerce e pela chegada de novo shopping a Ribeirão
Para enfrentar a concorrência do e-commerce e a de um novo centro de compras, o Ribeirão Shopping incluiu na sua sétima expansão, que será inaugurada amanhã, um jardim panorâmico de 4.000 metros quadrados.
A área de convivência é a primeira do centro de compras e deve aumentar o tempo médio de permanência dos clientes no local, atualmente de três horas, gerando mais possibilidades de consumo e de negócios.
Segundo o superintendente do centro de compras, Félix Diez, os shoppings precisam trazer novos consumidores e experiências, uma vez que, hoje, os clientes podem comprar diversos produtos e serviços sem sair de casa.
A sétima expansão conta com 23 novas lojas. Ela está inserida num pacote de três expansões que consumiram R$ 260 milhões em investimentos. A sexta expansão se deu em novembro do ano passado e a oitava está prevista para o final de 2013.
A expectativa é que o faturamento das novas lojas --a maioria na área de serviços, como academia, clínicas de estética e beleza, restaurantes e um centro de eventos de 3.100 metros quadrados-- acrescente 9% ao resultado atual do empreendimento, de R$ 294 milhões.
De acordo com Diez, a expansão vai gerar cerca de 600 empregos diretos. A oitava ampliação terá 57 lojas, podendo empregar mais de mil pessoas. "Estamos com 96% dos espaços comercializados e algumas grifes internacionais", afirma.
O superintendente diz que a concorrência com o Iguatemi, previsto para ser inaugurado no próximo mês, não preocupa. "Existe uma curiosidade [por parte dos clientes], mas temos uwm mix de lojas e a relação com o ribeirão-pretano", disse.
Diez atribuiu às expansões o crescimento da economia e o aumento da renda da população. "Hoje, existem mais pessoas na classe B, graças à economia, e o dinheiro de toda a região, que é considerada uma região rica, converge para Ribeirão Preto."
Com a ampliação, o shopping passará a ter 320 lojas e 80 mil m² de área bruta comercial. O shopping comemorou neste ano 32 anos em Ribeirão Preto. Além dele, a cidade tem ainda o Novo Shopping e o Santa Úrsula.
MASTER
Nos planos da Multiplan, administradora do Ribeirão Shopping, está construir no local quatro prédios residenciais de alto padrão e um comercial, além de dois hotéis (um estilo apart-hotel).
O complexo conta também com um hotel e dois prédios comerciais que já estão comercializados.
De acordo com o superintendente, a empresa aguarda "a melhor oportunidade" do mercado imobiliário para os lançamentos.
"Há um estudo de mercado para isso e não acreditamos numa desaceleração da economia, que ela possa recuar", disse Diez.