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Câmera indiscreta

Novo Kinect, sensor de movimentos do videogame Xbox One, conseguirá captar expressões faciais e batimentos cardíacos; patentes sugerem uso comercial dos dados pela Microsoft

ALEXANDRE ORRICO DE SÃO PAULO BRUNO ROMANI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Imagine um futuro em que produtores cinematográficos possam avaliar seus filmes de acordo com a quantidade --devidamente contabilizada-- de sorrisos e lágrimas produzidas por quem os assiste.

Ou em que publicitários contem com dados como batimento cardíaco e expressão facial de espectadores para formular e ajustar propagandas de televisão.

As cenas parecem trechos do livro de ficção "1984", no qual George Orwell descreve uma sociedade sob vigilância total. Mas elas estarão bem próximas da realidade a partir de novembro, quando o console Xbox One, da Microsoft, for lançado mundialmente, inclusive no Brasil.

Uma das principais novidades do videogame --que também poderá ser conectado à TV a cabo-- é a nova versão do Kinect, acessório que lê movimentos do corpo, detecta comandos de voz, identifica emoções e mede a pulsação dos usuários.

A tecnologia abre espaço para formas inéditas de integração física entre jogador e jogo, mas também levanta questões importantes sobre privacidade e segurança.

O comissário federal de proteção de dados da Alemanha, Peter Schaar, chamou o periférico de "aparelho de monitoramento".

"O Xbox One grava continuamente todos os tipos de informação pessoal sobre mim", disse o comissário. "Reações, aprendizados e emoções. Eles são processados em um servidor externo e podem ser enviados para terceiros. Mesmo que isso seja deletado, o usuário não tem influência alguma sobre o destino do material."

O governo da China já disse que, no país, o Kinect não entra. Autoridades de outras nações temem que o dispositivo possa ser usado pelo Prism, programa do governo dos EUA que teria a capacidade de acessar dados de usuários de empresas como a Microsoft.

O vice-presidente da companhia, Phil Harrison, disse que o Kinect não vai espionar ninguém. "Ele poderá ouvir comandos específicos, mas não transmitirá dados pessoais que possam identificar usuários para outras pessoas, a não ser que o jogador opte por isso." O Xbox One e o Kinect permanecerão ligados, em modo de espera, quando não estiverem sendo usados.


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