Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vai na fé

LUISA ALCANTARA E SILVA DE SÃO PAULO

Daqui a 13 dias, 2,5 milhões de pessoas devem participar da JMJ (Jornada Mundial da Juventude), no Rio. Aproveitando o evento, que terá a participação do papa Francisco, o Ministério do Turismo dará o pontapé inicial em um projeto para fortalecer o turismo religioso no país.

O órgão investiu cerca de R$ 1,4 milhão na ExpoCatólica, feira realizada no mesmo período do encontro. "O objetivo é apresentar aos turistas que vão à jornada os nossos destinos religiosos", afirma Vinicius Lummertz, secretário nacional de Políticas de Turismo. "Precisamos profissionalizar esse setor."

Além da participação na ExpoCatólica, o ministério age em outra frente: vai destinar R$ 750 mil para cinco cidades que já atraem devotos investirem mais em infraestrutura turística.

Já consolidadas como destinos religiosos, Aparecida (SP) e Nova Trento (SC) estão entre as escolhidas. As outras são Bragança (PA), Trindade (GO) e Santa Cruz (RN). Elas foram selecionadas entre 193 municípios que tentaram conseguir a verba do governo federal.

Outra novidade na área é a feira Roteiros Religiosos - Uma Viagem pelo Mundo e Conhecimento. Será a primeira vez que São Paulo receberá um evento de promoção do turismo religioso. Idealizada pela empresária Denise Tibiriçá, deve atrair 80 expositores durante quatro dias em outubro.

"A feira surgiu de uma lacuna no setor, que está crescendo, mas ainda sem muita organização", diz Denise.

Assim como cresce internamente (de 2011 para 2012 houve um aumento de 3,42% no número de viajantes por motivos religiosos dentro do país, que chegou a 1,21 milhão de pessoas), esse tipo de turismo também envia cada vez mais brasileiros ao exterior.

No ano passado, cerca de 60 mil turistas brasileiros foram a Israel, principal destino religioso do mundo. O número é 20% maior que em 2010.

De olho nesse crescimento, o Ministério do Turismo israelense aposta no Brasil: a meta do órgão é levar 140 mil brasileiros ao país em 2014.

Deve ajudar neste objetivo o fato de que os brasileiros estão descobrindo um novo local na Terra Santa: a região do monte Hermon, no extremo norte do país.

Os brasileiros também estão na mira do governo colombiano, que, no início deste ano, lançou uma campanha para atrair turistas a cidades menos conhecidas, como Mompox, que tem seis igrejas em 12 quarteirões.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página