Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Rio se prepara para receber papa Francisco

Jornada Mundial da Juventude deve atrair 2,5 milhões de turistas; na Copa das Confederações, foram 50 mil pessoas

Ocupação nos hotéis está em 60%; setor espera chegar a 80% com brasileiros que ainda não reservaram

DE SÃO PAULO

Pela primeira vez, o Brasil receberá a JMJ (Jornada Mundial da Juventude), cuja última edição foi em Madri, em 2011. O encontro é considerado pela Igreja Católica o principal evento mundial voltado para os jovens.

A "grande atração" é o papa Francisco, que chega ao Rio --cidade em que ocorrerá a jornada-- em 22 de julho.

Será um desafio. No fim do mês passado, a capital fluminense recebeu cerca de 50 mil pessoas para a Copa das Confederações, segundo o Ministério do Turismo. Para a JMJ, são esperadas 2,5 milhões.

Na praia de Copacabana, onde será celebrada a missa inaugural do evento, está sendo montado um palco do tamanho de dois quarteirões.

"A jornada terá repercussão mundial", diz dom Antonio Duarte, bispo-auxiliar do Rio e vice-presidente do comitê organizador da JMJ. "Temos a responsabilidade de mostrar o lado espiritual e também o que a cidade tem a oferecer."

A aposta do Ministério do Turismo é a de que o viajante fique mais dias para conhecer o Rio e descubra outros destinos na ExpoCatólica, que ocorre ao mesmo tempo.

HOSPEDAGEM

A ocupação hoteleira, segundo Alfredo Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro, ainda está "morna", mas deve esquentar.

Ele acredita que, como durante a Copa das Confederações, a ocupação deva atingir 80%. "Não deve ser maior porque o público deste evento é diferente, vai se hospedar em casas de família."

Para chegar aos 80%, a associação está realizando uma campanha com descontos de 10% a 50% nas tarifas. Confira os hotéis em www.riodejaneirohotel.com.br.

VALOR AGREGADO

Onde o papa vai, os turistas vão atrás. O que dizer então de Buenos Aires, na Argentina, cidade em que Francisco nasceu e viveu?

A cidade, conhecida por seus museus, restaurantes e lojas, está se tornando um polo de turismo religioso.

Na semana passada, a catedral da cidade informou que está levando em frente o projeto de construir o Museu Cardeal Jorge M. Bergoglio, referência ao nome de batismo do pontífice. (Luisa Alcantara e Silva)

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
QUANDO de 23 a 28 de julho
ONDE em diversos pontos do Rio
SITE www.rio2013.com

EXPOCATÓLICA
QUANDO de 20 a 26 de julho
ONDE Riocentro (av. Salvador Allende, 6.555, Barra da Tijuca)
SITE www.expocatolicario.com.br


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página