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Simpósio em SP discute rumos do Inovar-Auto

DE SÃO PAULO

A AEA (associação de engenheiros automotivos) promove nos dias 22 e 23 o 21° Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, em São Paulo. O programa Inovar-Auto é o tema deste ano, e Henry Joseph, executivo da VW e presidente da comissão organizadora do evento, falou à Folha sobre as novas exigências de eficiência energética estipuladas até 2017.

Folha - Para o consumidor, qual é o benefício de um programa como o Inovar-Auto?

Henry Joseph - Essa iniciativa fará com que os produtos comercializados no Brasil tenham um ganho de qualidade significativo tanto em termos de tecnologia embarcada como de economia de combustível. Isso resultará em produtos melhores para os consumidores, em linha com aquilo que é produzido internacionalmente.

Isso poderá impactar no preço final do produto?

Como é um programa que se aplica para todas as montadoras instaladas no país, acredito que a própria competição entre as empresas evitará que isso ocorra. Acho difícil que haja alguma mudança significativa de preços.

Do ponto de vista da indústria, qual é o ponto negativo dessa primeira fase do programa?

Os prazos definidos pelo governo são muito curtos para os padrões da industria automobilística. Temos cinco anos para cumprir as primeiras etapas, e o primeiro [2012] foi dedicado às discussões de ajuste do programa. Temos a expectativa de que o Inovar-Auto possa ser desdobrado em outras fases, e aí sim teremos algo mais próximo do ideal.


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