São Paulo, domingo, 05 de janeiro de 2003

Próximo Texto | Índice

ECOSPORT

Utilitário esportivo Ford EcoSport deve custar a partir de R$ 35 mil e disputar mercado também com peruas e minivans

Será que este cabe no bolso?

Roberto Assunção/Folha Imagem
O nacional EcoSport, que a Ford lança no final de março, foi avaliado na versão 2.0; estepe fica na tampa do porta-malas (à esq.), e banco do passageiro camufla porta-objetos (ao lado)


LUÍS PEREZ
ENVIADO ESPECIAL A TATUÍ (SP)

Mais um produto do projeto Amazon está saindo do forno. É o Ford EcoSport, utilitário esportivo fabricado na Bahia. Seu maior trunfo deverá ser o preço competitivo, que a montadora não revela, uma vez que só começa a vender o modelo no final de março.
Mas, em valores de hoje, pode-se avaliar o preço da versão mais barata em R$ 35 mil. Na apresentação do modelo, realizada em Tatuí (137 km a oeste de São Paulo), a fábrica manifestou a intenção de disputar mercado com peruas e minivans, além de, naturalmente, com utilitários esportivos, os seus concorrentes diretos.
Dando nome aos bois, ou melhor, aos jipes, a Ford cita como rivais os seguintes modelos: Honda CR-V, Toyota RAV4, Kia Sportage, Suzuki Ignis, Chevrolet Tracker e Mitsubishi Pajero TR4 (veja quadro na pág. 8). O único que chegaria perto, no quesito preço, seria o modelo da Suzuki, de R$ 35,3 mil. Outros concorrentes não saem por menos de R$ 64.990, preço do também nacional Pajero TR4, montado pela Mitsubishi em Catalão (GO).
À primeira vista, porém, o EcoSport leva vantagem em relação ao Ignis. Além de ter 95% de seus componentes já nacionalizados, o futuro jipe da Ford oferecerá, na versão 2.0, 143 cv (cavalos) de potência e torque (força) de 18,87 kgfm, sendo 85% dele já alcançado a 1.500 rpm (rotações por minuto). É o mesmo motor que equipa o sedã Mondeo.
Seu entreeixos (importante para aferir conforto interno, aliás um destaque do EcoSport) é de 2,49 metros -ante 2,36 m do Ignis-, o mesmo do Fiesta. Segundo a Ford, embora tenha sido lançado antes (em abril último), o Fiesta deriva do EcoSport. Já o novo jipe não teria nada a ver com o Fusion (lançado com o Fiesta no Salão de Frankfurt, em setembro de 2001), que não deve vir para cá.
De série, o modelo trará ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, freios com sistema ABS (antitravamento), airbag para motorista e passageiro e sistema antifurto. Seu único opcional previsto é o revestimento de couro nos bancos e nas portas.


Próximo Texto: Novo jipe da Ford vai bem na terra, mas é ruidoso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.