São Paulo, domingo, 05 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ECOSPORT

Executivo da montadora afirma que unidade avaliada ainda não é definitiva; cogitam-se versão 1.6 e tração 4x4

Novo jipe da Ford vai bem na terra, mas é ruidoso

DO ENVIADO ESPECIAL A TATUÍ

Quem espera de cara um EcoSport de R$ 35 mil pode se decepcionar. A Ford não revela estratégia de lançamento nem motorização -só apresentou, por enquanto, a versão 2.0. A estimativa do preço é feita a partir das intenções da montadora de disputar mercado com peruas dessa faixa.
Mas, para isso, pode lançar mão de motorizações mais modestas -não está descartado, por exemplo, o propulsor 1.6, que faria o carro sair mais em conta. De qualquer forma, quando se fala em preço baixo, é preciso levar em conta o segmento de jipes (conheça no quadro acima as características de alguns concorrentes).
"Esse tipo de modelo não é barato. Não pensem que lançaremos um carro barato", disse Rogelio Golfarb, diretor de assuntos corporativos da Ford, enquanto dirigia o EcoSport sob chuva na pista da montadora em Tatuí (SP).
Para o diretor, a reportagem da Folha reclamou do nível de ruído, que considerou excessivo. "É uma unidade pré-série [uma das primeiras a sair da linha de montagem, antes de o modelo definitivo chegar às lojas]. Isso será melhorado", respondeu.
Apesar da tração 4x2, o modelo não fez feio em trechos de terra molhada. Com ângulo de ataque (formado pelo chão e uma subida ou uma descida) de 28 e proteção contra entrada de água de 450 milímetros (num carro de passeio, é de 300 mm), não pode ser considerado um autêntico fora-de-estrada, muito embora se cogite tração 4x4 para ainda este ano.
Mas também não é simplesmente uma perua melhorada para encarar com desenvoltura irregularidades do piso, como alguns modelos de outras fábricas.
Para conquistar famílias, a Ford buscou equacionar conforto e versatilidade: o cinzeiro pode virar porta-copos, e atrás há uma tomada de 12 volts extra. (LPz)


Texto Anterior: EcoSport: Será que este cabe no bolso?
Próximo Texto: Ficha técnica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.