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Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Carta CBN

Trânsito de Motos
“Primeiramente gostaria de comentar que o problema de acidentes com motos está sendo enfrentado de uma maneira microscopica e não em sua real dimensão, já que as informações em processo não são suficientes para fazer uma análise objetiva.
O Sr. anda de moto? Ja usou um Capaçete? Sabe qual diferencia existe entre uma homologaçao E3, E4, Snell, Dot e aquela da Inmetro? Já se perguntou por que um capacete nacional custa de R$30 a 60 e um importato custa de R$1500 a 3000?
Sabe qual é a importância de um equipamento desenvolvido especialmente para absover impactos criados das dinâmicas dos acidentes de moto ? Sabe que os equipamentos especificos tem proteçoes homologadas pela C.E. nas costas, ombros, cotovelos e antebraços ?
Além destes fatores, que poderiam gerar assuntos até longo demais a ser discutido vista a pouca informação e preparo devido a uma cultura ainda muito jovem em relação a equipamento de segurança. Têm vários problemas técnicos e estruturais relativos a motos obsoletas, o projeto da moto mais vendida no Brasil a CG 125/150 é de mais ou menos 50 anos atrás, e as condições muito precarias das estradas, que para a maior parte da cidade de São Paulo representam o maior fator de perigo.
O caso dos capacetes nacionais, existem os extremos para uma causa, já que nehum deles passaria nas homologações europeas, americanas ou japonesas, mas passam na exigida pelo Inmetro.
Vou alertar que o problema relativo ao uso da moto na cidade de São Paulo e em todo o Brasil é uma séria ameaça a liberdade de ir e vir e do livre comércio que continua sendo vítima de Lobbys praticadas pelas grandes indústrias nacionais e estrangeiras”,
Alberto Bruzzone - tato@spidi.com.br

“Muitos têm feito propostas para resolver o problema das motos. Não é preciso um grande esforço de imaginação para perceber que nenhuma delas dará certo”.
Por exemplo:
Uma lei que as obrigue a andar nas faixas e não "costurar" entre os carros. Você acredita mesmo que os motoqueiros vão obedecer tal lei?
Construção de motociclovias. Nem me fale! Milhões para construir uma delas. E as demais vias de tráfego?
Excluir as motos de certas vias. Solução parcial. O motoqueiro é proibido de andar na Marginal, mas vai se espatifar na Avenida Rebouças!
Também é fácil perceber que o problema irá se agravando, na medida em que mais motos entrarem no trânsito.
O brasileiro tem medo de soluções radicais, mas creio que só uma solução radical resolverá esse problema. Soluções tímidas, como as que têm sido propostas, não passam de uma "meia-sola" de resultados insignificantes.
O problema só tem uma solução: proibir o tráfego de motocicletas. Exagero?Não. A motocicleta é um veículo absolutamente impróprio para o tráfico citadino, assim como é um carro de boi ou um patinete. Trata-se de uma vida humana, o objeto mais precioso que existe neste planeta, equilibrando-se sobre duas rodas, ziguezagueando a 80 km/h entre pesados veículos com a mesma velocidade. Bater a 80 km/h - lembra-se da Física do colégio? - equivale a cair de um prédio de 10 andares! Com os braços expostos e os joelhos feito pára-lama, o motoqueiro sente-se seguro por que leva um capacete na cabeça. Nosso cérebro tem a consistência de um pudim. Coloque um pudim dentro de um capacete de motoqueiro e atire-o contra a parede. Depois vá ver como fica o pudim!
O documento vai atrasar, a pizza vai chegar fria? Paciência! Coisas desse tipo não justificam o inferno em que se transformou nosso tráfego e muito menos as 600 mortes anuais devidas e essa insensatez. Vivemos muito bem sem motos, há poucos anos atrás.
Que fazer com as motos já existentes? Esse sim é um problema para pensar. Eu proponho que se usem triciclos. Certamente os triciclos, sem a agilidade das motos e, portanto não possibilitando as atuais acrobacias, mas com muito mais estabilidade, economizariam em vidas e sofrimento o maior tempo despendido nas viagens”,
Euclydes Marqueseuclydes.marques@uol.com.br

”Sobre mudanças no trânsito de SP em relação às motos, principalmente de Motoboys, achei a idéia da 23 de maio muito boa mas estranhei a das marginais por restringir demais. Gostaria de sugerir que nas marginais fosse feito algo parecido com a 23 de maio.
Sugiro a criação de uma motovia ao lado esquerdo da ultima faixa de rolamento da esquerda. Hoje já existe uma faixa institucionalizada entre a última faixa e a penúltima em que as motos usam. Inclusive os motoboys se vêem no direito de usa-la e sempre xingam os carros que andam em suas frentes. Por mais espaço que se dê, por mais parado que o trafego esteja, impedem o carro de completar sua manobra por falta de espaço.

A criação somente requer mudanças de pintura horizontal, já que o espaço físico já é usado de fato hoje, traria mais segurança para carros e motos por não haver mudanças de faixas, e as motos poderiam circular de forma mais oficial. Poderia ser exigido que os motoqueiros quando fossem entrar ou sair desta faixa, que ocupassem posições de carros e não andassem nos corredores restantes. Desta forma as motos poderiam se deslocar rapidamente na faixa exclusiva e somente perderiam tempo quando saíssem de lá.
Sou motociclista, adoro andar de moto, adoro a facilidade que tenho de andar no trânsito, ainda que não me comportei como louco como alguns fazem, e ficaria chateado se esta grande vantagem da moto em SP fosse removida de vez.

Com esta idéia, creio que todos ficariam contentes, o custo não seria alto, as marginais praticamente não seriam afetadas, e as motos continuariam lá.

A Austrália usa este tipo de coisa (Motovia) e isso ajudou muito por lá.

Em Campinas - em volta da Lagoa do Taquaral, que é um tipo de Ibirapuera - fizeram uma ciclovia apenas com mudança da sinalização horizontal, e tem funcionado muito bem.”,
Renato Tamburusrtamburus@uol.com.br

”É inegável que há problemas de segurança pela grande ocorrência de acidentes
com motoqueiros em nossa cidade .
Também não se pode negar que muitas pessoas se prevalecem dessas situações
extremas para se promover ou para ganhar dinheiro, seja criando "normas"
para estabelecer reservas de mercado, seja inventando sinalizações e obras
desnecessárias ou inadequadas, em um primeiro momento visando sempre alguma
vantagem pessoal .
Gostaria de lembrar que o volume de tráfego de motos na Capital é tão
grande, que não é possível aplicar uma solução que não seja adaptativa à
situação atual, com o risco de se provocar ainda mais mortes e conflitos.
Sendo assim minha proposta é criar um grupo de interessados voluntários,
composto de sindicatos de motoqueiros profissionais e de pessoas
devidamente credenciadas a tomar decisões e assumir compromissos da CET e da
Prefeitura, com a finalidade de fazer reuniões com pautas perfeitamente
delineadas (para evitar conflitos e bate-boca) que começariam por analisar
propostas de solução para o problema.
Essas propostas poderiam vir tanto dos setores técnicos dos sindicatos e da
Prefeitura como de universidades através da instituição de prêmios, ou mesmo
da sociedade civil por uma divulgação pela mídia; estaríamos assim tendo a
oportunidade de exercer a cidadania que é uma atividade tão remota hoje em
dia.
Acredito que como medida emergencial, enquanto não vem uma solução mais
planejada e consistente poderia ser eleita uma avenida para servir de teste
(a 23 de maio, por exemplo), onde seria feita manualmente e com gabaritos de
sarrafos de madeira, uma sinalização com tinta comum de paredes e aplicação
manual a rolo da sinalização da figura anexa. Essa sinalização seria dirigida aos motoristas de autos para que redobrassem
a atenção ao precisar cruzar essa faixa sinalizada.
Seria preciso também informar aos motoqueiros que não se trata ainda de uma
faixa exclusiva para eles e sim uma área para onde os motoristas deverão
aplicar mais atenção.
Acredito que algumas poucas placas em vias fechadas como a 23 de maio dariam conta do recado.”,
Constantinoao_luar@ig.com.br

Nepotismo
“A Política brasileira não é “trans-parente” porque, nessas horas, respeita a regra do Nepotismo!!!”,
Eduardo Carrilhoduducarrilhocruz@terra.com.br

Enigma do Fome Zero
”Ainda não descobri o que é realmente o Fome Zero.
No mês passado uma amiga de Brasília me informou que um ex-diretor de uma grande empresa foi convidado a trabalhar na direção do Fome Zero.
Não sei o que ele foi fazer lá, e não tenho idéia do que é: uma empresa, um programa, onde funciona, como funciona, de onde vem a verba, a que se destina?Nos do povo temos o direito de saber para onde está indo o nosso dinheiro, ou seja, os programas do governo.

Pedimos que esclareça tudo para nós. Se é um programa Fome Zero, porque aumenta a população morta de fome a cada dia, famílias nas ruas pedindo esmolas, a inflação em desacordo com os índices oficiais.”,
Glsp - agbarbara@uol.com.br


Discurso político
“Novamente o Sr. Lula se superou , tamanha sua facilidade em discursos, convencimentos e lágrimas, que para mim e muitos, foram de crocodilo”.
Pois, se confirmadas as alegações do ex-dono da verdade , ex-Povo na TV, o acima de qualquer suspeita, Roberto Jéferson.
Que afirma ser o senhor Lula e afetos , pré-alertados das atuais larvas expelidas pelos vulcões em erupção, chamados Correios e "Mensalão" .
Fica quase possível acreditar que Ali Baba foi mal interpretado pela história.
E dessa vez, pode ser até que Dona Marisa venha a exercitar seu calado dom da fala, pois o presidente e já pré-candidato vai precisar e muito - põe muito nisso - de todo seu arsenal bélico.
Também convenhamos: Zé Dirceu afinado com Fidel o - literalmente - Castro, afirma não solitário apoio ao tiracolo de Lula Sr. Danúbio. O Sr. Danúbio por mais que goste do vermelho não deixa de verdadeiramente amar as verdinhas.
Aloísio Mercadante e Ideli Salvati, que de tantas movediças tentativas em tapar o sol - não confundir com PSOL - com a peneira, desaprenderam a sorrir.
E pra não dizer que não falei das flores, Gilberto Gil meu ex-ídolo, que numa infeliz, imprudente, imperdoável, irretratável e vaidosa apologia a - literalmente - erva daninha se manifesta como se estivesse numa roda de baseado com "us manu".
Ronaldinho o fenômeno - da hipocrisia - que foi a Brasília para - em minha opinião - assumir sua condição de o mais novo componente da Raça Ariana, até porque ser negro - em sua opinião - não lhe cai bem, mesmo contrariando o próprio pai.
Sr. Lula a situação realmente requer lágrimas, porém antes, mire-se no exemplo nas verdadeiras e sofridas lágrimas de Pele.”,
Cecel Garcia - azuldocel@uol.com.br

Reclamação
“Aqui vai a minha indignação, pois ao ir com minha filha assistir uma apresentação na sala São Paulo passamos - saindo do trem na estação Júlio Prestes - ao lado do teatro, que sujeira,o mal cheiro era horrível, havia pessoas dormindo por ali.
Como pode?Aquilo deveria ser um cartão postal da nossa cidade.
Me senti envergonhada e triste, pois não deveria ser permitido que pessoas ali ficassem deitadas e urinando.”,
Suely Lopes Ramires suely55@bol.com.br


Corrupção
“A corrupção não corre solta somente entre os políticos, mas infelizmente está enraizada em todos os setores. Qual a minha surpresa, depois de ter sido avisada pela mídia durante toda a semana que os ingressos para as diferentes Mesas de debate do FLIP estariam a disposição a partir de segunda-feira no horário comercial, ao descobrir que em 15 MINUTOS tudo já estava esgotado (internet, televendas, e lojas Americanas nos Shoppings de SP e do Rio). É humanamente impossível que a grande procura do público em geral tenha sido o motivo principal. Os cambistas seguramente estão com a maioria destes ingressos para serem vendidos na hora do Festival a preços exorbitantes!!! Aqui em São Paulo, soube que o Sr. Thomas Farkas (dono da Fotótica) já tinha há mais de uma semana distribuído entradas para as diversas MESAS de debate para seu amigos e "cupinchas". Como é que este senhor (e provavelmente muitos outros donos de qualquer coisa...) estava de posse destes ingressos, se segundo os organizadores, tudo estaria disponível somente hoje segunda-feira??? Nós pobres leitores da classe média que já temos dificuldade para comprar livros e esperamos ansiosamente um festival destes para podermos participar mais de perto do mundo literário. NUNCA conseguimos nada, pois os "bacanas" sempre arrumam um jeito de passar por cima de tudo e de todos para tranqüilamente sem atropelos adquirirem suas entradas. Estes supostos "leitores" estão com certeza, mais preocupados em aparecer e dar uma de "intelectual" do que realmente levar o Festival a sério. Fatos como este indignam e revoltam e concluímos que não é necessário irmos até os altos escalões do governo para notar que o cidadão comum não passa de um "OTÁRIO" pois os espertinhos conseguem tudo.”,
Antonia Figueiredoa.d.figueiredo@uol.com.br

Mensalão
“Essa situação do Mensalão e da CPI dos Correios é como a piada do Joãozinho que escreve para o pai, dizendo que é gay, que é apaixonado por seu amigo, e depois de escrever sobre isso tudo, completa: Pai é tudo mentira, eu não sou gay, eu tenho namorada, eu só quero mostrar ao senhor que tem coisa pior do que tirar Nota Vermelha na Escola.
O boletim para o senhor assinar está na minha mesa...

Agora, falar de CPI dos Correios depois desse mensalão é fichinha!”,
Eduardo Carrilhoduducarrilhocruz@terra.com.br

Esperança
”Ouvi pela CBN quando deu a "grande boa notícia" de um dia marcado, pelo
menos para mim, pela desilusão, pela descrença de um governo que representava,
quando de sua eleição, a esperança de mudança com a dominação das elites, que
desde a proclamação da república só vem defendendo seus próprios interesses.
Escutei em vários comentários de jornalistas e entrevistados da CBN e uma unanimidade foi de que precisamos de uma transformação cultural em nossa sociedade, formando cidadãos que são donos de sua história e responsáveis pela construção de um país novo. Um país que não aceita mais tanta corrupção, tanta injustiça...
A grande notícia transmitida no CBN SP foi muito além de um consolo e
esperança, mas a certeza de que as mudanças (para melhor) na sociedade somente
acontecem quando a sociedade civil, o poder público e privado e associações não
governamentais trabalham juntas. Exemplos como estes precisam se espalhar pela
sociedade, contaminando-a com o vírus da cidadania. Na minha opinião é o caminho
mais curto para construção de uma nova mentalidade, que abomina o mito-herói, o
salvador da pátria, que o povo brasileiro está passivamente esperando, ou
tentando encontrar através de tentativas e erros a cada eleição.
Está na hora de arregaçar as mangas em muitas frentes de trabalho!”,
Maurício Lealcfmleal@uol.com.br

Dúvida
”Após um mês fora do Brasil sem me ocupar com noticiário, retornei e fui fazer o que mais gosto, andar pelo centro de São Paulo no último fim de semana.

Pergunto de que forma a prefeitura conseguiu retirar os camelôs das ruas centrais tais como 24 de maio e seus arredores?

Houve algum tipo de confronto com a polícia? Com a Guarda Civil Metropolitana? Prisões? Feridos?

No fim de semana anterior a minha saída do país fiz meu último passeio pela cidade, onde já observava um afastamento dos camelos (no fim de semana), mas a cidade estava povoada de policiais andando em grandes grupos de três a quatro, por toda a região do centro e praça da república.

Outra observação: de que forma a prefeitura conseguiu melhorar significativamente a limpeza pública da cidade? Moro próxima à rua barão de Campinas uma das mais sujas, imundas, feias que já pisei. As piores eram as da região da Luz, as quais também não noto os velhos sinais de lixo e entulhos espalhados pelas esquinas.

É possível ter uma resposta para minhas indagações? O que aconteceu com a minha cidade? A custa de que essas melhorias foram conseguidas? Brigas? Polícia? Confrontos? Greves? Ameaças públicas de rompimentos de contratos?
Mara Kiefermara@cusmaneditora.com.br

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