HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião

GD - Jornalismo Comunitário

capital humano

Apenas 40,5% das escolas estaduais com ciclo de 1ª a 4ª atingem metas do governo de SP


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


 

Carta CBN

Racismo
“Sou antigo aluno do Largo São Francisco, negro e ex-diretor do C.A.“XI de Agôsto.
Gostaria de dizer que além de inaceitável o ocorrido na Faculdade, tema já comentado pelos ouvintes, é lamentável perceber que os alunos agora querem se eximir da responsabilidade pelo grupo que está no XI – A Escória – dizendo que não são representativos, pois o voto não é obrigatório. Voto facultativo é tão ou mais legítimo que o obrigatório (incrível que um aluno de Direito não saiba isso!), contudo, ainda que não fosse as eleições para o XI costumam mobilizar toda a faculdade contando sempre com quorum elevado. Fora isso, a disputa foi em dois turnos e os atuais diretores venceram em ambos.

Os atuais alunos envergonham toda a história da Faculdade e também do ‘XI de Agosto’”,
Yvan Leonardo Barbosa Lima - yvanlima@yahoo.com.br

***

”Depois da piada que foi a eleição de um coronel para presidente do parlamento Brasileiro, que tem como ponto forte no seu curral eleitoral a defesa de foras da lei e indicação de parentes para cargos nas prefeituras da região, bem como chantagem ao governo para aprovar projetos, vejo um reflexo do atraso e da cultura do egoísmo e da ignorância de personalidades que poderiam contribuir muito para um país mais culto e menos desigual.

Estes playboys filhos de uma elite suja, privilegiada e mal acostumada devem ser os mesmos que atacaram a prefeita Marta Suplicy, jogando uma galinha conta ela tempos atrás.

São estes indivíduos que serão os advogados de amanhã, e depois mais tarde serão juizes, promotores, desembargadores, deputados, vereadores, ect. E vão talvez ser os vendedores de sentenças, os protetores e defensores de corruptos, que faz nos sentirmos em um país da impunidade e do desrespeito aos mais excluídos.

Enquanto estes bêbados da elite conservadora e concentradora fingem que estudam, em faculdades pagas por nós, o povo aqui da periferia luta por um emprego e por uma oportunidade de estudar, tendo que pagar altas mensalidades, trabalhando o dia inteiro e indo direto para a faculdade.

O que podemos esperar da classe política e estudantil atual e futura, tendo gente com este comportamento que está aí?”,
Jesulino Alves - jesulinux_telecentros@yahoo.com.br

***

“Este tipo de estudante é o futuro político "mensalista".
São estas pessoas que tiram qualquer ilusão de um futuro político descente”,
Marcelo Acácio Soares - marcelloacacio@terra.com.br

***

“Há muito que a Faculdade de Direito do Largo São Francisco não forma pessoas e profissionais como antigamente. Tenho um amigo que estuda lá e ficou indignado com a eleição do XI de agosto. Aquela faculdade está carente de livros, materiais de apoio, etc e o centro acadêmico vai gastar seu dinheiro com festas (ou melhor, com orgias) como já aconteceu”.

Sinto falta daquela garra da juventude que lutou contra a ditadura ou até aqueles que pintaram seus rostos no início da década de 90”,
Elisângela Ap. Rodrigues - elisangela.jesus@deca.com.br

Reclamação
“A Feira Hospitalar 2005, no Expo Center Norte, foi visitada por pessoas do Brasil e do mundo todo, e a Prefeitura Municipal de São Paulo nem em sonho esteve presente com um CIT, fazendo propaganda de São Paulo , promovendo a gastronomia, música e exposições. Nem incentivou os turistas a estenderem a permanência durante o fim de semana na cidade, já que a feira encerrou-se numa sexta-feira... Que vergonha, deixar escorregar pelas mãos uma oportunidade de ter no mínimo 500.000 pessoas aproveitando São Paulo, injetando dinheiro na cidade, e como sempre foi o despreparo, descaso e falta de visão, isto é, ninguém viu nada da Prefeitura”,
Paulo Roberto Vidile Valentini - pvalentini@uol.com.br

Cooperativa

”A Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Vila Tolstói, que tornou-se um depósito de lixo, e mesmo com as nossas sugestões e reivindicações estamos sendo tratados com total indiferença e de forma leviana pelo poder público municipal.

Somente ameaçando informar a imprensa das irregularidades é que estes senhores tomam a atitude devida a uma autoridade: a de resolver o problema. Foi pedido à Comissão de Moradores da Vila Tolstoi para não levar o problema a público, pois isto seria prejudicial a imagem do senhor prefeito.

Desde o ano passado, com a instalação de forma irregular desta que deveria ser uma unidade de reciclagem, vivemos com a doença, ratos, isentos, mau-cheiro, pois o contrato firmado entre a LIMPURB com a ECOURBIS não está sendo cumprido. Ninguém faz coleta seletiva ou recicla qualquer coisa, é um verdadeiro faz-de-conta. Estão lesando o erário público e colocando cerca de 200 pessoas em risco de contágio de várias doenças, conforme um amplo relatório elaborado pela Coordenadoria de Saúde de Vila Prudente / Sapopemba em 27/05/2005. Mas de nada serviu para alertar nossas autoridades.

Instalado numa área residencial coloca em risco as moradias, pois até incêndio ocorreu no local, devido ao acumulo de lixo, material orgânico e resíduo hospitalar (seringas, luvas descartáveis, bolsa com restos de sangue).

Os catadores estão morrendo (óbito em 17/06/2005) por doenças epidemiológicas, suspeitas de dengue, etc...

O Subprefeito de Vila Prudente / Sapopemba ignora as nossas reivindicações como se fossem problemas menores, tentamos alertar o Prefeito José Serra, mas nenhum efeito surtiu”,
Waldir Gouvea - waldirgouvea@ig.com.br

desmatamento
“Todos da região de Pirituba ficaram indignados com a surpresa desagradável que ocorreu a mais ou menos 20 dias quando, num fim de semana à noite e de madrugada, derrubaram mais de quatro mil árvores de um terreno, onde se presumia ser área de preservação ambiental, para a construção de um cemitério.
Este terreno fica entre a Av. Raimundo Pereira de Magalhães e o City América, onde inclusive há um lago do Parque de Toronto que dizem ter nascente, e, portanto quando chover toda a água originada no suposto cemitério, correrá para esta região contaminando o solo e pondo em risco até o lençol freático.
No condomínio Portal dos Bandeirantes, onde residem mais de 10 mil, pessoas a desolação é total, pois temem que seus imóveis sejam desvalorizados.
Por que as árvores foram derrubadas à noite e de madrugada? Afinal, se está tudo legal não haveria necessidade de fazer o trabalho neste período”,
Gilmar Silva - gilmarsilva@terra.com.br

Automobilismo

”Automobilismo É um tipo de hobby caro, mas que ultimamente vem ganhando grandes proporções. Pois bem, onde o pessoal pode brincar? Na Rua? Perigoso para as pessoas e para o hobbista. Tentaram no Pacaembu: foram assaltados! Uma pista particular do Jaguaré foi fechada para construção de um boliche. Um supermercado na região do Morumbi: não permite mais...
Ou seja, São Paulo uma cidade tão grande, cheia de avenidas bloqueadas no
fim de semana e não dispõe de um espaço público para esta prática.
O Sambódromo poderia ter outra utilidade. Com pequenas alterações esta área poderia abrigar este novo hobby paulistano.O Ibirapuera poderia disponibilizar um espaço para os carrinhos”,
Marcelo Acácio Soares - marcelloacacio@terra.com.br


Serviço Inteligente
”Fui ao Fórum em Jundiaí e estacionei meu carro no local indicado como zona azul, me deparei com um aparelho muito inteligente, que funciona da seguinte forma: são máquinas com 1,60 m, nas quais se escolhe o tempo que ficará estacionado: de 30 minutos até 2h, com 10 minutos de tolerância para a troca do comprovante. Seleciona o período, insere o valor correspondente em moedas (inclusive dá troco), aperta o botão verde e é emitido um comprovante com o horário válido. Tudo eletronicamente e também com o supervisão e orientação de um funcionário da Prefeitura. Isso poderia ajudar nossa cidade, pela praticidade e segurança”,
Roberta Rovaris - rrovaris@sistran.com.br

Mensalão
”Até que demorou para aparecer uma do mensalão.....
Não deixe de requisitar o seu!”,
Flavio Ferreiraflavio_luiz_ferreira@hotmail.com

***

”Comissão Parlamentar Menor e Insignificante, somente com este significado poderíamos compreender e aceitar - séria - essa comissão liderada em sua cúpula por todos os que não assinaram em apoio da mesma..."É muita cara de pau".
Definitivamente, nos encontramos na UTI da moralidade ética, por razão, e, em função da displicência letárgica e cancerígena, sem o recurso da quimioterapia do bom senso e esperança, que nos engodam sem trégua, os palacianos de Brasília e afetos.
E isso é resultado promovido pela desunião dos bons políticos, que dá vida aos "sangue-sugas" politiqueiros e paradigmas do âmago de Castro, o Fidel .
Ou reunimos num mesmo partido: A.Virgilio - P.Pain - P.Simon - A. Mercadante - R. Tuma - R. Calheiros - H. Helena - C. Buarque - T . Jereissati - H.Costa - E. Azeredo - J. Perez -Heráclito -P. Sabóia - L. Pavan - T. Viana - M. Maciel - E.Suplicy - M. Santa, salvo pouquíssimos esquecidos.
Com uma sigla DCB, Defensores da Causa Brasil, ou num tempo não muito distante nos transformaremos numa colônia do Paraguai”,
Cecel Garcia - azuldocel@uol.com.br


Samba
“O projeto de promover o espaço das escolas de samba de São Paulo é mais um projeto de entretenimento para a cidade. A proposta da Vila do Samba ou área do samba,sei lá... com todas as escolas da Zona Norte , é uma das melhores idéias que já ouvi.
Acredito que São Paulo precise muito de um projeto como este, para mostrar que nem só de danceterias, bares e restaurantes vive a vida noturna de São Paulo. E o quanto a cidade poderá ganhar com isto, gerando trabalho e renda”,
Adriana Caron - adriana.caron@uol.com.br

Pichadores

“É muito feio o que a prefeitura vem fazendo por causa dos pichadores. Não seria melhor plantarem qualquer trepadeira? Assim a cidade ficaria verde e os pichadores não teriam espaço para picharem.
Outro assunto; estava passando pelo praça da sé e vi um ônibus híbrido. Se a poluição de São Paulo tem em sua maior causa o diesel, não deveria a Prefeitura obrigar todas as empresas a usarem gás natural? Poderia começar com os ônibus novos e ir substituindo os outros no decorrer de mais ou menos três anos.
Almide Oliveiraalmideircidiomas@com.br

Leia mais

   

 

 
1