HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião

GD - Jornalismo Comunitário

capital humano

Apenas 40,5% das escolas estaduais com ciclo de 1ª a 4ª atingem metas do governo de SP


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


 

Carta CBN


Violência
“Os assaltantes estão agindo de manhã (quando todos pensam que o perigo é a noite segundo eles), visão mulheres na área da Vila Madalena e Alto de Pinheiros, pois sabem que sempre haverá dinheiro e que nesse período ninguém da falta das pessoas (entre 9 e 14hs). Foi isso que disseram a minha mulher quando ela foi vitima de seqüestro relâmpago.

Políticas públicas que podem melhorar a segurança e acho que é aí o caminho, a polícia pode fazer a repressão, preventiva ou corretiva, mas repressão, o trabalho de fixação das pessoas com a sociedade, o emprego real (não de discurso), a educação, e tantas outras coisas.

Eu pago mais de impostos do que fica para mim e não é a primeira vez que eu e minha família sofremos violências, desde as pequenas até uma de seqüestro relâmpago (já roubaram um carro nosso, mas foi estacionado sem ninguém, já me abordaram para ver se tinha laptop). Será que um trabalho junto com os desempregados, não seria mais importante que rodízio de carro? Não seria mais interessante ao Serra, votei nele para deputado, senador, presidente e prefeito, colocar os não sei quanto marronzinhos ajudando e fiscalizando os programas de renda mínima, cesta básica, e outros assistenciais? Já que não conseguimos dar condições mínimas a estas pessoas, vamos ao assistencialismo para minimizara dor delas, enquanto a competência não vem”,
Pedro Geretto Junior - pedro.geretto@terra.com.br

***

“O descaso que está havendo na Vila Babilônia/Jabaquara , parece que o Jardim Ângela foi transferido para esta região, jovens se drogando nas esquinas , motos em alta velocidade pelas ruas durante a madrugada e sem falar no bang-bang. Já fizemos alguns mutirões para ligar para o disque denúncia , muitas promessas foram feitas, mas conforme declaração de policiais , a polícia está atuando nos bairros mais nobres, por isso o índice de criminalidade vem caindo”,
repriedu@uol.com.br


Leitura
“O incentivo a leitura pode começar cedo, em casa pelos pais, durante o processo de alfabetização incentivando nas crianças o gosto pela leitura através de clássicos infantis, historinhas e revistas de pintar. Quando adquirimos o hábito de ler, as coisas mudam, e a necessidade de ler diariamente vem naturalmente junto com a busca pela informação e o desenvolvimento crítico de formação de opinião. As bancas de jornais hoje são uma das principais fontes de informação, na quais você pode encontrar além de jornais, livros, DVS e CDS, ou seja, é muito interessante”,
Marcos Paulo Dias - marcospaulodias@yahoo.com.br


Comentário
“Enquanto você está comentando o Heródoto fica passeando com o mouse no computador, não prestando a mínima atenção. Dá pra ouvir os clicks do mouse dele nitidamente”,
Eric Bernard - eric.risk@gmail.com

***

“Com temor estou percebendo ao longo dos tempos que muitos Grupos, Movimentos, Ongs estão no caminho, rumos e enfoques errados, incoerentes, injustos, demagogos e desta maneira nunca teremos resultados positivos, por exemplo:

Gays: criem o mundo deles, respeitem o nosso e lá vivam em paz;
Racismo: deveria ser intenso, mas contra os governos (investir nos pobres) e não a sociedade. Se 20%, que seja para todas as raças (todos os pobres).Por que os negros ao terem dinheiro abandonam esposa/namorada negra e casam só com brancas/loiras? Quem está discriminando?
Aborto: Movimento p/ evitar a gravidez precoce/indesejada e não contra/a favor da gravidez já instalada.
Corruptos: para esses sou a favor da pena de morte, mesmo havendo eventuais erros Desarmamento: é mais fácil desarmar os homens de bem do que os bandidos.
Previdência: é mais fácil aumentar/criar taxas do que correr atrás dos ladrões da previdência.
Celulares nas prisões: é mais fácil controlar os dos homens de bem do que dos bandidos.Imposto único: a melhor saída para o Brasil no momento.
Penitenciárias/Febem: excelentes fábricas de bandidos da pior espécie.
Site Eleitoral: de forma isenta constar toda a vida dos candidatos para conhecimento, avaliação e aprovação prévia do povo.
Taxas bancárias: por que baixar se cada vez mais geram bilhões de lucros anuais aos bancos?.
Folclore / Tradições: por que só afro-descendentes são consideradas brasileiras?
Segurança Pública: altos investimentos, policiais nas ruas e mais integração do sistema disque denúncia com a sociedade na prevenção.
Adoção: a lei favorece migrarem para adoção de animais do que seres humanos.
Mensalão: nenhum político no Brasil dá o seu voto, contra ou a favor, sem algum tipo de pagamento”,
Paulo Mattos - paulo.mattos2@uol.com.br

***

”Maravilhoso tudo o que você falou agora, pena que não é para pobre”,
Bia - mbtcb@folha.com.br


Direito Comunitário
“Concordo que foram extremamente infelizes e irresponsáveis as brincadeiras feitas no periódico tão citado nos últimos dias. Porém sinto que faltou também a oportunidade de mostrar os projetos de expansão da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. É sempre elogiável a iniciativa de se criar projetos que apliquem na sociedade o conhecimento produzido nas universidades, ainda mais que simplesmente elogiável, trata-se de uma obrigação da universidade de cumprir com sua função social.

Nesse ponto, creio que a faculdade de direito seja uma das pioneiras, não só entre as faculdades da usp, a promover projetos de aplicação do conhecimento produzido em beneficio da sociedade, não pretendo falar sobre o departamento jurídico do XI de Agosto, uma vez que este já é amplamente conhecido, e sim sobre outro projeto de expansão, iniciado a aproximadamente 3anos, refiro-me ao projeto SAJU, que têm oferecido à população serviços de assistência, no caso jurídica“,
André Marques - a_marques12@yahoo.com.br

Publicitários
“Aproveitando que a bola da vez é o publicitário Marcos Valério, lembro de outro publicitário que ninguém menciona mais. Estou falando do Duda Mendonça, que foi preso em flagrante numa rinha de galos (da qual é sócio fundador), e que foi liberado em menos de 24 horas depois. E o delegado que efetuou a prisão (no legítimo cumprimento da função) que foi transferido lá para lugar nenhum.

Porque ninguém fala mais sobre isso, não é estranho que o publicitário encarregado pelas campanhas do PT não está preso, não está sendo investigado e nem mesmo sendo processado? Quais são as providências tomadas contra ele? Rinha de galo não é crime ecológico, e sendo crime ecológico, não é punido com cadeia sem direito a fiança? Então porque ele está livre? Onde está a transparência e punição que o PT defende?”,
Luiz Augusto dos Santos - belemlz@hotmail.com


Reivindicação
“Nos finais de semana a minha rua se torna uma verdadeira rua de lazer, porem sem ser. Alguns veículos passam às vezes em até alta velocidade, não respeitando as crianças que ali tentam brincar.

Se um trecho da rua fosse fechado para rua de lazer apenas aos domingos, não iria atrapalhar em nada o trânsito. Como? Com quem? Onde procurar para tentarmos conseguir isso para as crianças do bairro?,”
Vanderlei Previato - vanderlei@sparte.com.br

***

“Como meta para melhorar o trânsito em nossa cidade seria ideal que nas
vias urbanas da cidade não seja permitido estacionar nas vias onde tenha
linhas de coletivos. Como exemplo, cito a avenida Cupecê que vive, como outras vias, o caos cotidiano desta cidade”,
Ivan Magno da Costa - ivanmagno2@ig.com.br

***

”O centro da cidade, como o centro, as regiões do Terminal Tietê e afins ou o próprio corredor do Fura-Fila está esquecido pelas autoridades. Talvez uma maneira de amenizar esse problema seria a criação do Shopping São Paulo.

Seria mais ou menos assim: naquela região, com imóveis degradados (antigas fábricas e hoje alguns terrenos
enormes - de uns 10.000m2), seriam construídos, pela prefeitura ou pela iniciativa privada, vários galpões e stands.Onde em cada um deles encontraríamos alguma particularidade do Brasil. Um galpão com artesanato e comidas típicas de todo Brasil, outro com toda infra-estrutura para os alfaiates, outro para os sapateiros, outro para as malharias, outro com produtos típicos do nordeste - (como já
existe no RJ).

Para começar, poderia ser feita uma experiência com
stands no corredor, atualmente abandonado, do Fura-Fila”,
Fábio de Carvalho Pereira - fabio.engenharia@superig.com.br

***

“Ontem pela manhã (Segunda-feira - Dia 27/06/2005), eu estava indo para o trabalho de carro, quando vi uma ambulância (Placa CSU 9706), com um nome de um Vereador. Achei isso um absurdo, pois significa que o Vereador está utilizando uma ambulância para atender seus eleitores e se promover em cima de algo que pertence ao bem comum, algo público.
Ciente deste absurdo que eu tinha presenciado, decidi anotar a placa do carro e fazer uma denúncia ao Tribunal Regional Eleitoral. No entanto, presenciei outro absurdo ao perceber que tanto o site do Tribunal Regional Eleitoral, quanto o site do Tribunal Superior Eleitoral não tem nenhum e-mail para contato e nenhuma área no site relacionada a denúncias.
Quer dizer: além de presenciar cenas como essa, claramente de uma política de voto de cabresto, não podemos nem ao menos fazer uma denúncia formalmente registrada. Aonde vamos chegar com este nível de participação social beirando o zero e com estas instituições autoritárias e voltadas para si mesmas?”,
Daniel Delgado Santos - danieldsantos@yahoo.com.br


Descrença
“Acho que estamos vivendo em país diferente, quando o Senhor afirma que o Lula está certo.
Deixando Waldomiro, ECT, Infraero, Mensalão, Mensalão Carioca (bancada Garotinho), INSS (gestão Carlos Bezerra), Cobra, Contrato do Ministério da Cidade x Fenaseg x Megadata (Montenegro do Ibope).

Vamos nos focar no caso Ambev e Schim. Ambas sonegaram. Ambas utilizaram a mesma mecânica para sonegar. Coca-Cola e Dolly também. O que fez as autoridades? Motivos que me levam a crer que o Governo Lula não é sério.Omisso, alienado, fraco. O Governo Lula é um filme cheio de efeitos especiais. Muito longe de ser neo-realismo. Está mais para o cômico-trágico.Farinha do mesmo saco.
Votei Lula 89/94/98/2002. Estou pedindo meu voto de volta. PT o sonho acabou !Praga do Delfim Neto”,
Dalton Luiz Gonçalves - dalgetec@uol.com.br

***

”Fico inconformada com nosso poder judiciário que é lento, muito lento, e nossa sociedade nada faz para modificar esta situação.
O fato de uma pessoa ter ficado presa por mais de um ano, por ter furtado um shampoo, ter apanhado e perdido a vista de um olho, serve apenas para termos certeza de que democracia no Brasil não existe. Afinal, os Juízes muitas vezes fazem o que bem entendem, e a polícia também”,
Geane Silva Ferreira - geane_Ferreira@yahoo.com.br


Bolsão Verde
“Meu prédio fica vizinho a um terreno da Sabesp, cedido para o metrô durante a construção da Estação Jardim São Paulo. Depois de entregue a estação os alojamentos que estavam neste terreno foram demolidos e virou um imenso terreno baldio. Virou um grande depósito de lixo onde o mato cresce com muita rapidez e de vez em quando, precisamos ligar na Sabesp e pedir para eles limparem o terreno. Aliado a isso, existe uma viela que liga uma rua à outra. A lateral do terreno está totalmente aberta para a viela, onde podemos ver pessoas usando drogas, jogando lixo, utilizando o terreno como banheiro e assaltando quem passa por ela . Durante à noite então, como não tem iluminação , torna-se esconderijo de assaltantes. Temos equipado o prédio com vários itens de segurança,mas ficamos desprotegidos quando precisamos descer de um carro em frente ao edifício. O assalto acontece até de dia. Já encaminhei ofícios para a regional do Tucuruvi, para a prefeitura e até para a polícia militar (para que fizessem rondas ostensivas no local), mas nunca recebi qualquer retorno.

Em frente a este terreno, existe um viveiro da prefeitura que poderia utilizar esta área como um anexo do viveiro, mas não houve interesse. Escutando você falar sobre os bolsões verdes que serão implantados em Pirituba e Itaim Paulista, fiquei animada e pensei: quem sabe esta área tão grande vire um grande jardim ou uma estufa, transformando este bairro em mais um bolsão verde e o que é melhor gerando empregos para talvez os mesmos que usam este terreno com outra finalidade”,
Ednubia Rachel Guercio Tornelli - tornelli@uol.com.br


Informação
“Entre numerosas outras mazelas, identifico uma grande dificuldade do setor público em comunicar seus feitos positivos. Neste campo, sem dúvidas, levamos um baile! Outros problemas, que vão muito além das chagas herdadas da nossa cultura patrimonialista, são o sem-número de escândalos envolvendo nossos agentes políticos e administrativos. Situação lamentável! Sem muito o que dizer neste momento saturado de desditos. Poderia ainda citar o nosso corporativismo ainda sem remédio. Paro por aqui, antes que venham as lágrimas.
Sou servidor (concursado) da Câmara dos Deputados (incrível como somos facilmente “confundidos” e lançados num mesmo barco!), gostaria de apontar as boas iniciativas que emergem nesta Casa por trás dos seus fazeres legislativos e que são dignas de visibilidade. Destaco um dos projetos em fase de implementação, o Programa de Preparação para a Aposentadoria: pretende cumprir determinações expressas na Política de Pessoal da Câmara, institucionalizadas por meio do Programa de Valorização do Servidor (Pró-Ser). Trata-se de uma conjunto de atividades que reúne ações de promoção da qualidade de vida, de auto-conhecimento, de estímulo ao empreendedorismo social, de valorização e resgate de habilidades, talentos e saberes acumulados ao longo dos anos. Esse programa concorre com outras práticas de gestão do conhecimento, também em fase de implantação”,
Edison Fonseca - cotreia@yahoo.com.br


Sapataria
"Penso que seria interessante colocar aprendizes nas sapatarias, de preferência as crianças que vemos aqui no centro andando com caixinhas de sapateiro nos ombros. Creio que eles já tenham certa afinidade com o negócio, só estarão se especializando.

Vi um rapazinho hoje na esquina da avenida São Luiz com a avenida Ipiranga, lendo um jornal de metrô, pensei em como ele poderia se desenvolver se tivesse chance. Um engraxate jovem lendo um jornal não é muito comum, me pareceu que ele tem potencial.Não sei se é uma besteira, mas é uma idéia”,
Patricia Ferreira Santos - patricia.santos@holcim.br


Sugestão
“Várias vezes no trânsito passamos por um acidente na hora do fato e não encontramos meios para comunicar o ocorrido, por isso proponho a criação de uma equipe de apoio à CET/Bombeiros no sentido de comunicação e se julgarem interessante à sinalização do acidente. Para isso sugiro a criação de um grupo para dar cursos a fim de adquirirmos as técnicas necessárias para atendimento de emergência,

O grupo seria formado por profissionais de engenharia, que circulassem pela cidade e para ajudar na comunicação direta com os órgãos utilizassem os rádios de comunicação Nextel ( quase todos os profissionais da área já possuem esses rádios ).

Acredito que tal sugestão poderia ser implantada experimentalmente, e se aprovada expandida. Para o município o custo seria praticamente zero e o trânsito melhorado”,
César Augusto - engcesarmoreira@terra.com.br

Leia mais

   

 

 
1